O Manaus FC avaliou como positiva a implementação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) no Campeonato Amazonense de 2023. A tecnologia será utilizada a partir das semifinais do Estadual. Vale lembrar que o Gavião do Norte disputou as últimas seis decisões da competição, levando o título em cinco oportunidades (2017, 2018, 2019, 2021 e 2022).
A Federação Amazonense de Futebol (FAF), em nome do presidente da entidade, Ednailson Rozenha, confirmou a novidade na reunião do Conselho Técnico do Estadual, na última quinta-feira (12). Para o vice-presidente de futebol do Manaus FC, Giovanni Miranda, a implementação da ferramenta pode ser considerada um avanço.
“O ideal era que o VAR pudesse ser utilizado em todas as fases do mata-mata. No caso do Amazonense de 2023, teria que ser a partir das quartas de final. Porém, já é um avanço termos essa tecnologia nas fases finais, principalmente na semifinal, quando se decide quem fica com as vagas da Copa do Brasil, por exemplo, e competições nacionais”, detalhou o VP de futebol do Esmeraldino.
a 107ª edição do Campeonato Amazonense, será a primeira vez na história que o Estadual terá auxílio do VAR. “Tenham certeza que este será o Campeonato mais disputado e organizado de todos os tempos. Temos o objetivo de elevar a beleza e grandeza da competição. O VAR é a grande novidade”, disse o presidente da FAF, Ednailson Rozenha.
A estreia do Manaus FC está marcada para o dia 29 de janeiro, contra o RPE Parintins. O jogo acontece na Arena da Amazônia, às 10h. O clube ainda disputa Copa Verde, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro em 2023.
Foto de capa: Ismael Monteiro/Manaus FC