sexta-feira ,12 julho 2024
Home / Tecnologia / Rio Preto da Eva adere a campanha Junho Violeta, de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
WhatsApp Image 2022-06-14 at 21.35.16

Rio Preto da Eva adere a campanha Junho Violeta, de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Ações foram realizadas nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal do município

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, e para alertar a população sobre casos de violência envolvendo pessoas da terceira idade, foi realizado na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, o Manifesto Junho Violeta, uma ação da Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Convivência do Idoso, CRAS, CREAS e Coordenação de Cultura, com uma vasta programação direcionada a esse público-alvo.

“Nós temos muitos problemas no município, de filhos, netos, que sacam o dinheiro dos idosos, que fazem empréstimo no nome deles, esse é um tipo de violência, infelizmente muito comum, a gente precisa falar sobre o assunto. Os idosos precisam entender que eles estão tendo os seus direitos negligenciados, e essa programação foi voltada pra isso”, informou Ana Reis, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso de Rio Preto da Eva.

Durante toda a manhã foram realizadas palestras com psicólogos e assistentes sociais da Rede de Proteção, encenação de peças teatrais, muita música e dança, tudo para acolher os idosos e informar de forma descontraída, sobre os direitos que são assegurados a eles. Dona Telma, de 56 anos, se emocionou com a peça de teatro que retratava uma avó violentada física e financeiramente pela neta. “Essa peça mexeu muito comigo, mexeu tanto que deu vontade de subir lá no palco e bater nessa neta. Eu já presenciei muitas vezes esse cenário de violência, minha avó, meus pais, então esse assunto sempre me deixa emocionada”, disse ela.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rio Preto da Eva, Kézia Carneiro, explicou como é feito o atendimento às vítimas de violência. “A gente conta com o apoio de toda a rede de proteção, de um vizinho, um agente comunitário, um presidente de comunidade,  que tenha identificado algum tipo de violência contra o idoso, que leve essa denúncia até o CRAS, CREAS, a assistência social do município, que a gente vai estar atendendo essas demandas, fazendo as visitas, e tomar as medidas cabíveis, caso se confirme a negligência”, frisou ela.

Durante o evento ainda foram servidos lanches e sorteados brindes para os idosos. As ações do Junho Violeta vão continuar durante todo o decorrer do mês.

Atenção aos Idosos

Em Rio Preto da Eva atualmente são atendidos 298 idosos no Centro de Convivência da zona urbana, alguns são acamados e recebem visitas dos agentes em casa. Já na zona rural, estão cadastrados 130 idosos.

Eles participam de aulas de ginástica, atividades físicas, zumba, grupo de canto coral, bailes, brincadeiras e alguns estão até concluindo o ensino médio por meio do EJA, Educação de Jovens e Adultos. Uma piscina também está sendo construída para as aulas de hidroginástica.

FOTOS: LUCINEI FILHO

Você pode Gostar de:

1550494347_5c6aaa8b45f77-696x403

Filme “Marighella” estréia no Brasil em 14 de maio

O filme “Marighella” vai estrear no Brasil no dia 14 de maio de 2020. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *