sexta-feira ,29 março 2024
Home / Entretenimento / Hackers do mundo inteiro unem-se em Manaus para combater o coronavírus
IMG_20200403_113559_622

Hackers do mundo inteiro unem-se em Manaus para combater o coronavírus

“Pandemic Hackfest Saúde” tem a proposta de encontrar soluções práticas para a contenção da transmissão viral

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) em parceria com diversas entidades, entre elas o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE Manaus), realiza, nos dias 11 e 12 de abril, o “Pandemic Hackfest Saúde”, com o propósito de encontrar soluções rápidas e inovadoras para os problemas críticos que a saúde pública enfrenta, no maior estado em extensão territorial do Norte do País, nesta fase de contágio em massa.

IMG_20200403_113559_622

Pelo terceiro ano consecutivo o MPE-AM organiza o Hackfest, reunindo participantes de segmentos variados com o intuito de analisar os problemas por partes a fim de identificar os “gargalos” e construir alternativas viáveis para resolver questões históricas e/ou emergenciais. “Tradicionalmente, o evento acontece no segundo semestre. Os riscos do coronavírus para a saúde nos levou a antecipar o Hackfest. Diante da possibilidade de contágio em massa, e como nossos eventos reúnem centenas de pessoas simultaneamente, optamos pelo contato apenas virtual nesta edição”, explicou o Subprocurador-Geral de Justiça para assuntos Administrativos do MPE-AM, Mauro Veras.

Os organizadores prospectam público que varia de 3.500 a 5 mil pessoas no evento que será 100% online. Durante dois dias do mês de abril, os participantes, organizados em equipes, devem identificar um problema relacionado à saúde pública, traçar estratégia e construir ações para o combate da pandemia causada pela disseminação do COVID-19.

As soluções apresentadas podem ser tecnologias, sistemas, aplicações e jogos, desde que sejam projetados para serem disponibilizados ao público sem pagamento de qualquer valor, e que tenham seu código fonte disponibilizado em repositório público com licença de software livre.

Hackfest

Hackfest é um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao entendimento de problemas complexos da sociedade por meio da mobilização social e de aplicação dos conhecimentos juntamente com os meios mais modernos para a implementação das ideias propostas.

As hackfests foram baseadas nos hackathons, que no sentido literal significa maratona de programação com excelência. Dentro da instituição, o movimento se inspira na primeira experiência realizada pelo Ministério Público da Paraíba, em 2016. Mas, no âmbito mundial, primeiro aconteceu em 1999 dentro de uma empresa que utilizou a estratégia par desenvolver soluções que impactassem a organização. Em países desenvolvidos como Estados Unidos e China, hackathons são eventos tão comuns, que foram incorporados por diversos setores da sociedade, extrapolando a esfera empresarial.

Eventos anteriores

Numa iniciava do Ministério Público do Estado do Amazonas, com apoio de diversos órgãos, empresas e instituições locais, foi realizada a primeira edição do Amazon Hackfest, em 2018, com o tema “Combate a Corrupção”. O evento aproximou a sociedade para discutir e eliminar o mal que prejudica a coletividade. Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estima, que o Brasil perde aproximadamente de R$ 160 bilhões por causa da corrupção.

Foram apresentadas mais de 100 ideias. Muitas se tornaram projetos inovadores, com códigos abertos disponíveis para os interessados em implementá-las em benefício de uma sociedade mais justa a partir da distribuição racional e benéfica dos recursos públicos.

Em dezembro de 2019, a segunda edição teve o tema “Human Hackfest – Ação Humanitária”, que tratou dos refugiados. Populações inteiras, de países situados em continentes diferentes, sofrem com a fome, falta de assistência médica, destruição de suas moradias por causa de guerras, líderes autoritários e desastres naturais. No Amazonas, milhares de venezuelanos e haitianos vivem abaixo da linha da pobreza para fugir da situação precária em suas nações.

Realizam a terceira edição o Ministério Público do Estado do Amazonas juntamente com o MP INOV – Núcleo de Inovação do Ministério Público do Estado do Amazonas. São co-organizadores a Meritocracity e Venture Hub Manaus. Samel Plano de Saúde patrocina o evento, que tem como organizadores : IPDEC, Shawee, Fundação Hemoam, Ocean Sansung Manaus, RedMaxx. Grupo ICTS, FRAM (Fundação Rede Amazônica), Drive-ON, Codese, Înn-Legal.

Cadastro

Podem participar estudantes, profissionais liberais ou qualquer pessoa que queira construir soluções por meio do uso da tecnologia. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: www.amazonhackfest.com até o dia 10 de abril. As três ideias vencedoras receberão suporte de incubadoras e aceleradoras para serem desenvolvidas. “Não é preciso ser um expert em programação para participar. Qualquer um, desde que tenha disposição, pode mudar o mundo do sofá”, estimulou o Subrocurador-Geral, Mauro Veras.

Não será permitida a inscrição de projetos já desenvolvidos anteriormente. Tanto o código da solução tecnológica quanto o repositório a ser utilizado para o projeto devem ser criados durante o ciclo completo do evento. Não serão aceitas soluções tecnológicas copiadas ou reproduzidas parcial ou integralmente de outras fontes. Os inscritos que desrespeitarem as regras serão punidos com a desclassificação do projeto.
Fonte F5 Comunicação
#covid19 #hackers

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-07 at 13.39.35

Bois Caprichoso e Garantido farão show no BBB 24

Em resposta a uma solicitação feita pela Globo Comunicações e Participações S. A., os bois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *