Golpe sofisticado desarticulado
Uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e o Exército Brasileiro desmantelou uma organização criminosa que utilizava cursos fictícios de sargento da reserva como fachada para a compra ilegal de armamento. O esquema, que operava com aparência de legalidade, visava facilitar o acesso a pistolas e fuzis por meio de documentos fraudados.
Fachada de legalidade
Os criminosos realizavam aulas presenciais e aplicavam provas falsas para enganar os envolvidos. Após o suposto treinamento, eram emitidas carteiras de identidade militar e autorizações de compra de armas com assinaturas falsificadas de oficiais do Exército. Com esses documentos, o grupo adquiria o armamento em lojas credenciadas e falsificava os Certificados de Registro de Arma de Fogo (CRAF) para retirar as peças.
Apreensão e prisões
A polícia conseguiu bloquear a entrega de cinco armas, avaliadas em cerca de R$ 50 mil, incluindo quatro pistolas calibres .40 e 9mm, além de um fuzil 5,56 mm. Dois homens foram presos durante a ação e um terceiro segue foragido. A investigação, iniciada há dois meses após uma prisão em flagrante, confirmou a fraude através da perícia do Exército. Agora, a Polícia Civil trabalha para identificar outros envolvidos e mapear a rede completa de falsificação.
Fonte: Agência Brasil. Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução / Agência Brasil.
