Como desenvolver inteligência emocional: conheça o passo a passo para alcançá-la profissional e pessoalmente
O autocontrole e a habilidade de lidar eficazmente com situações desafiadoras, são fundamentais no âmbito profissional e pessoal. Neste artigo, ressaltamos a necessidade de desenvolver resiliência emocional, mas vamos além: mostramos, também, como desenvolvê-las em cada uma destas áreas
Já pensou em conseguir enfrentar desafios calmamente, sempre pensando positivamente, pois sabe que conseguirá vencê-los? Se no seu caso, ainda os encara somente como obstáculos, nos acompanhe, e transforme seu pessoal e profissional por meio da inteligência emocional.
Como desenvolver inteligência emocional?
A compreensão e a gestão das emoções impactam positivamente a área pessoal e profissional do indivíduo, até porque, direta ou indiretamente, uma está atrelada a outra.
Já passou por uma situação na qual teve um problema em casa, e não conseguiu render no trabalho? Ou então, já teve muitos problemas no trabalho, e quando chegou em casa, mal conseguiu interagir com a família?
As situações acima são apenas dois exemplos bastante comuns de como a inteligência emocional influencia ambas áreas da vida, e por isso, vale investir em alcançá-la. A seguir, saiba como!
No contexto pessoal:
Autoconhecimento
Tire um tempo para refletir sobre suas próprias emoções, identifique padrões e gatilhos emocionais.
Às vezes, fazemos tudo tão automaticamente, que sequer paramos para pensar em nossas ações, do que realmente gostamos, o que queremos, como nos sentimos, etc. Para conhecer-se melhor, pense nas seguintes questões:
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no momento, quais são os meus sonhos?;
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quais objetivos pretendo alcançar em curto, médio e longo prazo?;
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o que me faz sentir bem?;
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o que me faz sentir mal?;
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como me comporto diante de situações difíceis?;
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o que gosto de fazer quando posso fazer o que eu quiser?;
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estou feliz na minha vida atual?;
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o que mudaria no meu cotidiano?;
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estou vivendo para mim ou pensando no que outros pensarão?;
Estas são apenas algumas questões, mas que te ajudam a refletir sobre si, algo que não costumamos parar para pensar, fazendo com que nos coloquemos em segundo plano. Por outro lado, uma pessoa emocionalmente inteligente se conhece bem e se coloca como prioridade.
Autorregulação
Todo ser humano necessita desenvolver habilidades de autorregulação. Quando criança, não temos essa aptidão desenvolvida, e com isso, acontece as famosas “birras.” Depois de adultos, podemos não nos jogar no chão do mercado, mas temos acessos de raiva, estresse, reclusão, de demais problemas sociais e emocionais.
Desse modo, aprender a controlar suas emoções e evitar reações impulsivas é fundamental. Praticar técnicas de respiração profunda, meditação ou exercícios físicos, música relaxante e objetos anti-estresse (procure sobre eles, pois vale a pena!) auxiliam neste quesito. Escolha qual mais se adapta a sua realidade!
Empatia
Tente ver as situações sob a perspectiva dos outros. Pratique a escuta ativa e tente entender as emoções e necessidades das pessoas ao seu redor. Sim, mesmo o olhar para si seja fundamental no que diz respeito à inteligência emocional, olhar para o outro é igualmente importante.
Praticar a empatia significa fortalecer os relacionamentos interpessoais, melhorar a comunicação, desenvolver habilidades de resolução de conflitos e crescer pessoalmente, e por isso, reverberam em suas questões pessoais.
Habilidades sociais
Bem como citamos anteriormente: desenvolva suas habilidades de comunicação e resolução de conflitos. Pratique assertividade, seja claro e direto na expressão de seus sentimentos e necessidades, mas, é claro, sem ser agressivo.
Sem inteligência emocional, no primeiro problema, tendemos a ser agressivos, impulsivos e mal compreendidos, e acabamos não resolvendo nada. Por outro lado, ao desenvolvê-la, diante de um conflito, saberemos ouvir, compreender, e comunicarmo-nos efetivamente.
Automotivação
Defina metas pessoais realistas e trabalhe consistentemente para alcançá-las. Mantenha uma atitude positiva diante dos desafios e aprenda com os fracassos.
As duas frases podem até soar clichê, mas são clichês por um bom motivo: não podem ser mais verdadeiras e eficazes! Isso porque, vivemos de pequenas recompensas, não é mesmo?
“Vou dar um gás nesse trabalho para poder passear mais tarde”, “vou juntar dinheiro na poupança para comprar um carro”, “vou esperar pela sexta-feira para ir ao cinema à noite”, etc.
Focar nas nossas motivações e metas e fazer o possível para alcançá-las nos faz bem, então, não se esqueça disso. Pense neles, mas também aproveite o caminho até lá!
No contexto profissional:
Autoconhecimento
Identifique suas habilidades, pontos fortes e áreas de desenvolvimento no ambiente de trabalho. Esteja ciente de como suas emoções impactam suas ações e decisões profissionais.
Aqueles mesmos questionamentos que citamos no autoconhecimento pessoal, adapte para o profissional, como por exemplo:
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estou feliz no meu trabalho?;
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o que mudaria no meu emprego?;
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quais são minhas metas profissionais?;
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estou desempenhando minha função de maneira satisfatória?;
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tenho vontade de seguir por outros caminhos?
Autorregulação
Mantenha a calma e a compostura em situações de pressão no trabalho. Aprenda a lidar com críticas e feedbacks de forma construtiva. Não há um trabalho no mundo que nunca cause momentos de estresse e situações difíceis, então, não se pode fugir disso.
A autorregulação no ambiente profissional exige calma, paciência, e poderes de comunicação assertivos. Deixar que comentários e desafios te afetem facilmente é o mesmo que dar murro em ponta de faca.
Nestes contextos, vale encarar os feedbacks como aprendizados, os quais podem melhorar o desempenho de suas atividades.
Empatia
Seja sensível às emoções e necessidades dos colegas de trabalho e clientes. Isso ajudará a construir relacionamentos profissionais mais fortes e a resolver conflitos de maneira eficaz.
Para ser escutado e compreendido, primeiramente, devemos escutar e compreender. A comunicação é uma troca! Colocar-se no lugar do outro fará com que o outro se coloque em seu lugar, quando precisar. E acredite: precisará!
Automotivação
Esteja motivado a alcançar seus objetivos profissionais. Mantenha-se comprometido com o aprendizado contínuo e o aprimoramento de suas habilidades.
Trabalho sem motivação, é como uma jornada sem destino, sem direção e sem propósito. Como consequência, igualmente não há sucesso, e muito menos aquele brilho no olho, importante quando fazemos algo que nos traz felicidade e satisfação.
Para se automotivar, você deve se autoconhecer, portanto, é importante que tenha as questões de autoconhecimento profissional (as que citamos em tópicos anteriores) bem claras.
Habilidades sociais
Desenvolva suas habilidades de liderança, negociação e trabalho em equipe. Saiba como se comunicar de forma clara e eficaz no ambiente de trabalho.
Neste quesito, desenvolver habilidades sociais pode se estender ao desenvolvimento de aptidões profissionais, como a gestão de projetos, por exemplo, a qual lhe trará as habilidades citadas acima, como a liderança e trabalho em equipe.
A inteligência emocional é uma competência, não um dom. Assim sendo, demandam tentativas, erros, acertos, e aprimoramentos, mas que no fim, valem a pena!