domingo ,28 abril 2024
Home / Entretenimento / Márcia Novo leva força e representatividade feminina para Carnaboi
WhatsApp Image 2023-02-27 at 15.48.38

Márcia Novo leva força e representatividade feminina para Carnaboi

Ser uma das poucas vozes femininas no Boi-Bumbá do Amazonas é um marco na carreira da cantora Márcia Novo que levou toda a força e representatividade feminina para o palco do primeiro dia de Carnaboi, realizado no último fim de semana. O público no sambódromo vibrou ao som de toadas antológicas entoadas pela artista junto com o cantor PA Chaves, o Boi Garantido e o Comando Garantido Oficial.

Para Márcia, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e aprovação do público no Boi-Bumbá, que é comandado, em sua maioria, por homens. Mas ainda é necessário que organizadores e comissões tenham sensibilidade e ofereçam oportunidade para outras vozes femininas.

“Temos apenas 4 vozes femininas dentro dos eventos. Os números falam por si só. Nós quatro, eu, Mara Lima, Luanita Rangel e Márcia Siqueira, somos muito unidas e todos os anos lutamos pelo nosso espaço dentro do boi, para não haver retrocessos, mas quero ver mais mulheres dentro do movimento de boi bumba”, refletiu a cantora.

De todas as artistas, Márcia Novo foi a primeira mulher a subir no palco com sua voz potente e animação única. A cantora vê um avanço em comparação com anos anteriores, mas ainda existe um estigma retrógrado da voz feminina não servir para cantar boi, mas isso é algo que a cada ano estamos mostrando o contrário.

“A mulher, de uma maneira geral, sofre muita pressão. A mulherada vem num processo de retomada de espaço. Com o boi não é diferente. Nos primórdios, o boi era uma brincadeira não permitida para mulheres, logo ser levantadora não era possível. Esses estereótipos estão inseridos no contexto cultural e eles têm que ser quebrados todos os dias. Afinal de contas, temos grandes talentos femininos que não deixam nada a desejar”, observa Márcia Novo.

Além disso, a cantora aponta que a retomada do tradicional Carnaboi é benéfica, porém o formato precisa evoluir ainda mais entregando experiências com apresentações apoteóticas e deslumbrantes para o público.

“Para evoluir ainda mais, é ter cada artista com sua banda para montar um espetáculo inédito para cada edição. Acho que o sucesso da década de 90 diz respeito aos artistas do boi, não só ao Garantido e Caprichoso, mas tínhamos Klinger Araújo, Arlindo Jr, Canto da Mata, Zezinho Corrêa, cada um tinha sua banda, entregando a ‘sua onda’ com espetáculos inédito, que era uma experiência muito individual porém fantástica para o público presente. Esse negócio de “banda base” limita muito as apresentações. ”, enfatizou.

O show

A galera vermelha e branca dançou ao som de toadas clássicas como Toada da Vaqueirada, Garantido Sou Eu, Parintins para o Mundo, Vendaval de Amor e as mais recentes como Nasci para ser Vermelho, Os Camisa Encarnada, entre outros. No Carnaboi, a competitividade dá uma pausa e só há espaço para celebrar a alegria do Boi-Bumbá expressado através da união das torcidas dos bois. É claro que os torcedores do boi Caprichoso não ficaram de fora da festa.

“Preparamos um momento muito especial no show que foi as duas nações cantarem o amor, com a toada “O Amor Está no Ar” de Chico da Silva. A apoteose do show foi a chegada do Boi Garantido, mas outro momento que também marcou foi a música “Perrechés do Brasil” em homenagem a Sandro Putnoki, compositor, torcedor e paulista apaixonado por nossa cultura, que partiu na pandemia pra deixar muita saudade”, disse a artista.

Com um mix de toadas, com guitarras, teclados e timbres eletrônicos marcantes, o Eletroboi também esteve presente no palco e agitou o público com sua sonoridade única, mas sem deixar de lado os elementos essenciais do Boi-Bumbá.

“Ele representa muito a minha pavulagem e minha visão futurista do boi. Os figurinos também falam muito sobre isso, trabalhamos com cores neon, numa pegada mais pop. Os timbres que uso no show, de teclado e guitarra, também são muito diferenciados, com progressão de som que busco fazer porque sou do Pop”, explicou a cantora.

O Carnaboi é um dos eventos mais tradicionais do Carnaval de Manaus. É uma festa que mistura o carnaval com as toadas, para dar aos foliões um ‘gostinho’ do que é o Festival Folclórico de Parintins e do Festival Folclórico do Amazonas. Neste ano, o evento foi realizado no último final de semana (25 e 26 de fevereiro) com mais de 30 artistas do gênero.

Márcia Novo

Artista de destaque do Amazonas por seus projetos musicais e sociais, é considerada uma das 12 Guardiãs da Amazônia pela Revista Vogue.

Márcia também iniciou o movimento “Vidas Indígenas Importam” que ajudou famílias com alimentos, remédios e EPIs(Equipamentos de Proteção Individual) na pandemia. Também é precursora do “Tarumã Alive”, que promove conscientização e ações de preservação da bacia hidrográfica Tarumã-Açu. Atualmente, a cantora é embaixadora da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-29 at 14.31.34

Eneva apresenta o “Lounge da Imprensa” no Curral do Boi Garantido

A partir deste sábado, 30 de março, o Curral do Boi Garantido contará com uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *