sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias / Governo do Amazonas apoia comunidades rurais atingidas pela enchente em Beruri e Manacapuru
SEPROR (3)

Governo do Amazonas apoia comunidades rurais atingidas pela enchente em Beruri e Manacapuru

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta quarta-feira (26/05), o “Dia no Campo”, nas comunidades de Santa Maria do Pupunha, localizadas no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) e no Repartimento do Tuiué, situado no município de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).

Na região, foram feitas a entrega de 10,8 toneladas de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), anúncio de revitalizações de pontos críticos de ramais e vicinais, aquisição de pescado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), entrega de gerador de energia, entrega de sementes do kit da agricultura familiar e carteira do produtor rural.

O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que nesta ação do “Dia no Campo”, o Governo injetou mais de R$ 80 mil na compra de produtos da agricultura familiar e pescados da região.

“Esse compromisso faz parte do Programa Agro Amazonas e Plano Safra 2021/2022. Todo o Sistema Sepror veio às comunidades, por determinação do governador Wilson Lima, para socorrer esses agricultores nesse momento de enchente. O Governo comprou mais de 10 toneladas de alimentos e 10 toneladas de pescado, e uma boa parte desses produtos vão ficar para as famílias desses agricultores”, afirmou Petrucio.

Santa Maria do Pupunha – Na Comunidade foi assinado um termo de doação entre a Sepror e a Prefeitura de Beruri, para o repasse de um grupo gerador de 15 KVA, que ajudará no beneficiamento dos produtos da região.

Agricultor há 26 anos na comunidade, Françueliton Craveiro fala do benefício que esse gerador vai levar para Santa Maria do Pupunha, principalmente no pico na safra da laranja.

“Já houve vezes em que fiquei esperando de madrugada a luz voltar, para não estregar minha laranja. Fico feliz por nossa comunidade ser contemplada, pois vai facilitar muito no beneficiamento do nosso produto”, ressaltou o agricultor.

Repartimento do Tuiué – O Governo do Amazonas, por meio da ADS, realizou a aquisição de 10 toneladas de pescado de jaraqui e curimatã, oriundos da pesca artesanal da região, sendo que duas toneladas foram doadas para 400 mulheres da comunidade. Elas também receberam uma cesta de frutas, totalizando 10,8 toneladas de produtos entre, abacaxi, cupuaçu, laranja e tucumã adquiridos de agricultores familiares da localidade, por meio do PAA, na modalidade de doação simultânea.

De acordo com o presidente da comunidade Boa Vista de Santa Luzia do Repartimento de Tuiué, Fernando Carlos, essas entregas vão beneficiar mais de 2.500 pessoas da localidade.

“Nós produzimos abacaxi, cupuaçu, malva, farinha, e dentre outros muitos produtos. É uma luta muito grande, e só tenho a agradecer aos esforços do governador Wilson Lima, pelo investimento em nossa comunidade”, ressaltou o presidente.

Revitalização de vicinais – Petrucio Magalhães Júnior também anunciou a revitalização de pontos críticos de ramais de ambas comunidades, por meio do Programa SOS Vicinais.

“Levamos nossa equipe técnica de engenharia da Sepror, para visitar os ramais de ambas comunidades, para acompanhar a conhecer a realidade do produtor, e por meio do Programa SOS Vicinais, buscaremos revitalizar os pontos intrafegáveis, para facilitar o escoamento da produção”, finalizou Petrucio.

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável (Idam), foram entregues em Santa Maria do Pupunha e Repartimento do Tuiué, 14 kits de sementes da agricultura familiar e 10 carteiras de produtor rural.

FOTOS: Djalma Júnior/Sepror

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz (98121-5632).

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-22 at 15.28.58(1)

Antes de abrir turnê ‘A Festa’ em Manaus, Ivete Sangalo se apresenta no BBB

Cantora baiana é a atração da casa mais vigiada do Brasil nesta sexta-feira (22/3) Muitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *