captura de tela 2026 03 01 165900 copy

Terror a bordo: copiloto tenta derrubar avião com 170 pessoas e Israel investiga ataque

Brasil e Mundo

Desespero nas alturas

Um voo da Flydubai, que seguia de Dubai para Tel Aviv na última quarta-feira (30), foi palco de momentos de puro terror. Com mais de 170 pessoas a bordo, o copiloto da aeronave esfaqueou o comandante em uma aparente tentativa de derrubar o avião. O desastre só foi evitado graças à rápida intervenção dos passageiros e de uma tripulação de reserva que estava a bordo, conseguindo imobilizar o agressor e realizar um pouso de emergência em Tabuk, na Arábia Saudita.

Investigação sob tensão

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou o caso como um grave incidente de segurança e prometeu chegar à origem da motivação do ataque. As autoridades investigam se o copiloto — identificado como um cidadão de Omã — agiu sozinho ou se houve planejamento terrorista. Até o momento, a possibilidade de envolvimento do Irã está sendo analisada, embora ainda não existam evidências concretas.

Jurisdição e mistério

O incidente está sob jurisdição dos Emirados Árabes Unidos, onde a aeronave é registrada. O governo emiradense já iniciou uma investigação minuciosa para entender se houve orientação externa ou radicalização prévia. Durante o conflito na cabine, o avião chegou a despencar quase 14 mil pés em apenas 30 segundos, o que torna o controle da situação pelos passageiros um feito heroico diante de um cenário que poderia ter terminado em tragédia absoluta.


Fonte: Agência Brasil. Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução / Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *