Decisão sobre o cronograma
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, definiu que os processos envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça serão analisados em momentos distintos. A decisão, tomada neste sábado, frustra o pedido de Moraes para que as causas fossem julgadas de forma conjunta na próxima terça-feira (15).
Foco na sessão de terça-feira
A sessão extraordinária marcada para o dia 15 manterá o foco exclusivo no relatório da Polícia Federal que detalha mensagens enviadas pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro a um contato atribuído ao ministro Alexandre de Moraes. Fachin argumentou que a separação é necessária para garantir a delimitação precisa do objeto de deliberação do colegiado.
Investigação contra Mendonça fica para o dia 23
Já o procedimento que apura condutas de André Mendonça foi agendado para o dia 23 de setembro. Segundo o presidente da Corte, o caso ainda carece de instrução processual completa, sendo prematuro levá-lo ao plenário antes que todos os elementos e manifestações solicitadas pela Presidência do STF sejam devidamente reunidos.
Entenda o conflito
A tensão interna no STF escalou devido a divergências sobre o acesso e a publicidade de documentos relacionados a investigações sobre o Banco Master. Enquanto Moraes questiona a seletividade na divulgação de provas e defende a transparência total, Mendonça enfrenta acusações que incluem suposta condução irregular de delações e direcionamento de investigações. Com a definição de Fachin, a Corte busca isolar os temas, evitando, segundo o ministro, o tumulto processual temido por Moraes.
Fonte: Agência Brasil. Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução / Agência Brasil.

