A Semana Nacional de Trânsito começou nesta segunda-feira (21) em Manaus, trazendo uma agenda recheada de serviços essenciais para a população. Com foco no tema ‘Comprometa-se com a Vida’, o evento acontece no mirante Lúcia Almeida, localizado na avenida 7 de Setembro, reunindo diversas secretarias municipais e parceiros estratégicos para promover conscientização e assistência social.
Saúde e cidadania ao alcance de todos
Quem passar pelo local poderá colocar a saúde em dia com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e triagem rápida. Além disso, o evento abre espaço para a cidadania: as equipes da prefeitura estarão prontas para realizar o atendimento do Cadastro Único e auxiliar na emissão da 2ª via da certidão de nascimento.
Mobilidade e segurança em foco
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) marca presença com o atendimento para a Credencial do Idoso e de Pessoas com Deficiência (PcD). Para quem utiliza o transporte coletivo, o Sinetram oferece suporte para o cartão PassaFácil, enquanto o time do Transporte Inclusivo tira dúvidas sobre direitos como o Passe Livre e programas de acessibilidade.
Educação e conscientização
A programação vai além da burocracia. Com dinâmicas interativas, como o uso de óculos que simulam embriaguez e orientações sobre pontos cegos em motocicletas, o evento busca educar motoristas e pedestres sobre os perigos reais nas ruas de Manaus. O encerramento cultural fica por conta do show ‘Trânsito e Arte na vida por um Fio’, do músico Kennedy Fialho, que utiliza a arte para promover uma reflexão profunda sobre a responsabilidade individual no trânsito.
Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução.

