whatsapp image 2019 05 29 at 18.10.24 1

Operação da PF mira ex-secretário de Segurança do AM por suspeita de uso da máquina pública

Amazonas Polícia

Alvo da Polícia Federal

O ex-titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e atual candidato a deputado estadual pelo Podemos, coronel Vinícius Almeida, tornou-se o centro de uma investigação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira (1º). A operação apura denúncias de que a estrutura da pasta teria sido utilizada de forma irregular para favorecer a campanha eleitoral do ex-secretário.

Dinheiro e material de campanha

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, agentes federais apreenderam R$ 200 mil em espécie, além de veículos, material de campanha e até placas de identificação de viaturas da SSP-AM. Entre as provas encontradas, uma planilha chamou a atenção dos investigadores: o documento listava 100 nomes acompanhados de valores de R$ 100, indicando uma possível prática de compra de votos.

Trajetória na segurança

Vinícius Almeida assumiu a SSP-AM em agosto de 2023, após a saída de seu antecessor, o general Carlos Alberto Mansur, que também foi investigado pela PF por suspeitas de corrupção. Com um currículo extenso, Almeida já comandou a Polícia Militar do Amazonas e esteve à frente da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O oficial deixou a SSP-AM em abril deste ano para se dedicar ao projeto político nas eleições atuais.

Impacto na rotina da Secretaria

A ação da Polícia Federal não se restringiu à residência do ex-secretário; a sede da própria SSP-AM, em Manaus, foi alvo de buscas. Devido à operação, servidores foram dispensados e o atendimento ao público, incluindo a emissão de carteiras de identidade, precisou ser suspenso temporariamente. Ao todo, quatro mandados foram cumpridos pelas autoridades federais.


Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *