Alívio temporário
A capital amazonense amanheceu sob um cenário de leve melhora nesta terça-feira (13). Após as chuvas que atingiram as zonas Oeste e Centro-Oeste durante a madrugada, o ar em Manaus apresentou uma trégua em relação aos dias críticos de sufocamento pela fumaça. No entanto, o otimismo é contido: a cidade ainda ostenta o indesejado título de capital mais poluída do país, conforme o monitoramento da plataforma internacional IQAir.
Números que preocupam
Pela manhã, o Índice de Qualidade do Ar (AQI+) registrou 92, patamar classificado como moderado. Embora represente uma queda significativa frente aos 195 registrados na segunda-feira — quando a situação era considerada insalubre —, a concentração de partículas finas (PM2.5) ainda é 6,3 vezes maior do que o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O monitoramento do sistema Selva, da UEA, reforça a irregularidade, com bairros como o Coroado registrando níveis de poluição ainda classificados como ‘muito ruins’.
Aulas suspensas e combate ao fogo
Diante do quadro instável, a Prefeitura de Manaus manteve a suspensão das aulas na rede municipal de ensino nesta terça-feira como medida preventiva para proteger a saúde de alunos e servidores. A fumaça, que tem origem em focos de queimadas no interior do estado e em regiões vizinhas, segue sendo combatida com uma megaoperação.
Força-tarefa aérea
Para conter o avanço das chamas, que registraram um salto de 271% nos primeiros dez dias de outubro em comparação ao mesmo período de 2025, o governo federal reforçou o combate aéreo. Atualmente, aviões Air Tractor, helicópteros e um cargueiro KC-390 da Força Aérea Brasileira atuam estrategicamente em municípios como Autazes, Itacoatiara e Parintins, com o objetivo de frear o avanço do fogo que sufoca a capital amazonense.
Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução.

