Decisão contundente
Em uma sessão fechada realizada nesta quarta-feira (23), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) tomou uma medida severa: determinou o bloqueio de até R$ 2,7 bilhões em bens e contas bancárias de cinco ex-dirigentes do Banco Regional de Brasília (BRB). A decisão unânime visa proteger o patrimônio público diante das graves irregularidades apontadas na gestão da instituição.
O rombo e o Banco Master
O foco da investigação está na relação temerária entre o BRB e o Banco Master, este último liquidado pelo Banco Central em novembro do ano passado sob acusações de gestão fraudulenta. Suspeita-se que ex-diretores tenham recebido vantagens ilícitas para autorizar a compra de carteiras de crédito podres do Master, em um esquema que pode ter gerado um rombo superior a R$ 12 bilhões aos cofres públicos.
Investigação sob comando da PF
O caso está sendo minuciosamente apurado pela Polícia Federal sob a operação batizada de ‘Compliance Zero’, com supervisão direta do Supremo Tribunal Federal (STF). Além do bloqueio financeiro, o TCDF exigiu o acesso imediato aos dados de uma auditoria independente sobre os prejuízos do banco, que enfrenta uma crise de transparência, mantendo seus balanços financeiros em atraso desde o último ano.
Próximos passos
Os ex-executivos agora possuem um prazo de 30 dias para apresentarem suas defesas. Enquanto isso, o tribunal de contas trabalha para identificar outros possíveis envolvidos, garantindo que o prejuízo bilionário seja devidamente responsabilizado pelos órgãos de controle.
Fonte: Agência Brasil. Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução / Agência Brasil.

