abr5101

Segurança energética: Petrobras firma contrato de 22 anos para importação de gás dos EUA

Brasil e Mundo

Aposta no longo prazo

A Petrobras selou um contrato estratégico de longo prazo para a importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) dos Estados Unidos. Com validade de 22 anos, o acordo com a Cheniere Marketing prevê o fornecimento de 800 mil toneladas do insumo por ano, reforçando a busca da estatal por estabilidade em meio às oscilações do mercado internacional.

Mais previsibilidade para o setor

O GNL é o gás natural submetido a um processo de resfriamento extremo, reduzindo seu volume em até 600 vezes para viabilizar o transporte marítimo global, dispensando a necessidade de gasodutos fixos. Com essa nova negociação, a Petrobras reduz sua exposição ao mercado ‘spot’ — onde os preços são definidos pela oferta e demanda imediata e costumam sofrer variações bruscas.

Reforço no portfólio

A parceria com a Cheniere Energy, gigante americana do setor, não é um movimento isolado. No final de agosto, a Petrobras já havia firmado um compromisso similar com a Sempra Infrastructure para o fornecimento de volumes equivalentes pelos próximos 20 anos. Segundo a estatal, essa estratégia visa blindar o portfólio de gás natural, garantindo maior flexibilidade e segurança para atender a demanda de termelétricas, indústrias e residências brasileiras.


Fonte: Agência Brasil. Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução / Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *