Fiscalização às embarcações, em Juruti, Pará, é rigorosa para combater a circulação do novo coronavírus, na divisa do Amazonas com o Pará.
Parintins (AM) – Todos os passageiros transportados pelo Navio Ana Beatriz IV, de Manaus para Parintins, estavam autorizados a viajar, após triagem sobre o estado de saúde, e foram colocados em quarentena, na sexta-feira (10). A informação foi repassada pela Coordenadora Municipal de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, neste domingo (12).
O Portal Obidense divulgou que a embarcação saiu do porto de Manaus, com cargas e passageiros, com destino à Santarém, no Pará, na noite de quinta-feira (09). O transporte fluvial de passageiros está proibido, de acordo com decretos dos Governos do Amazonas e do Pará, para combater a circulação do novo coronavírus.
A Coordenadora Municipal da Vigilância em Saúde explica que as embarcações, mediante autorização, devem transitar com 40% de cargas e passageiros, conforme os serviços essenciais descritos nos artigos 1° e 2° da Resolução n° 03/2020, do Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos, no Amazonas, do dia 31 de março.
Em cumprimento ao Decreto n° 609, do Governo do Pará, Polícia Militar, Guardas Municipais e Vigilância Sanitária foram acionados para abordar o Navio Ana Beatriz IV, próximo à divisa entre os estados. A equipe de fiscalização, ao comando do Capitão da PM, Wanderley Costa, constatou somente cargas e a tripulação à bordo da embarcação.
O comandante do navio informou, aos policiais militares, que os passageiros desembarcaram, no porto de Parintins, após liberação de viagem concedida pelas autoridades de saúde, em Manaus. O prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, tranquilizou a população e disse que as recomendações do decreto estadual são seguidas com rigor.
Por meio de decreto, os governadores do Amazonas, Wilson Lima, e do Pará, Helder Barbalho, determinaram o fechamento da divisa entre os estados, com proibição de transporte de passageiros, por prevenção à Covid-19. O Navio Ana Beatriz IV seguiu viagem rumo ao destino final, Santarém, apenas com cargas e tripulação.
Fonte Parintins 24 Horas