Mais de 180 mil alunos foram rematriculados automaticamente na rede pública municipal de ensino de Manaus, de dezembro de 2019 até o início de janeiro de 2020. Nestas terça e quarta-feiras, 7 e 8/1, inicia o processo de reordenamento, que também é feito de forma automática pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os responsáveis terão até esta quinta-feira, 9/1, para confirmar a matrícula do estudante da nova unidade de ensino.
O reordenamento é voltado para alunos que precisarão estudar em outra unidade de ensino em 2020, visto que a de 2019 não possui a série que cursarão neste ano, por exemplo, crianças que estudaram em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e agora ingressarão no ensino fundamental. A previsão é de que nesses dois dias sejam feitos aproximadamente 55 mil encaminhamentos.
Após o reordenamento do estudante para a nova unidade, os responsáveis devem se dirigir a escola indicada pelo sistema, levando em consideração a proximidade da unidade de origem, para confirmar a matrícula dos filhos.
No período de confirmação, os responsáveis devem apresentar na nova unidade de ensino duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de renda e comprovante de escolaridade. Não sendo necessária nenhuma carta ou encaminhamento, uma vez que o aluno já consta no sistema.
O prazo para confirmação desse encaminhamento é até o dia 09/1. A gerente de Matrículas, Darlene Liberato, ressaltou a importância de realizar essa confirmação para manter o aluno na rede, mesmo que a escola de destino ainda não seja a desejada. “Temos que reforçar aos pais que quem foi encaminhado pelo reordenamento é necessário confirmar a matrícula, porque se ele não confirma onde foi reordenado, ele passa a ser extra sistema e o atendimento dele vai ser depois que passar todos os prazos, inclusive de alunos novos. Com isso, a possibilidade de ele ficar fora da escola que ele deseja é maior”.
Ela reforça que, confirmando a matrícula na unidade em que foi reordenado, os responsáveis poderão solicitar a transferência para a unidade desejada no período de 14 a 16 de janeiro, o que poderá ser feito on-line por meio do site www.matriculas.am.gov.br, ou presencialmente em qualquer unidade da rede pública municipal ou estadual.
Novos alunos
O período de matrículas para novos alunos será de 17 a 20 janeiro, realizadas tanto via internet pelo site www.matriculas.am.gov.br, ou presencialmente, das 8h às 17h, em todas as escolas da rede estadual e municipal de Manaus.
Novos alunos com deficiência poderão se matricular antecipadamente, no período de 10 a 13 de janeiro, também via web ou presencial. Nesse caso, é preciso de laudo médico, além das demais documentações.
Uma novidade deste ano é que o site de matrículas passou a aceitar reserva de vagas de alunos estrangeiros, devido à crescente demanda social. Anteriormente, só era possível solicitar a vaga destes estudantes presencialmente. Agora, todos que tiverem CPF conseguirão realizar o procedimento via internet.
Outra atividade inserida no portal foi a possibilidade de solicitar a vaga pela web para alunos de Correção de Fluxo do Ensino Fundamental. A modalidade é voltada para estudantes que estão com distorção de mais de dois anos entre a idade e a fase que o aluno deveria estar cursando. A página, desenvolvida pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), pode ser acessada por computador, tablet ou celular.
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.
É recomendável, também, que seja feito o registro dos estudantes que serão matriculados para o ano letivo de 2020, a fim de agilizar o processo de reserva de vaga, que acontecerá de 17 a 20 de janeiro, tanto via internet, quanto presencial.
Pela internet, os pais só precisarão entrar no site e preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, é só apresentar, na unidade de ensino escolhida, os documentos do novo aluno para concluir a matrícula.
Em caso presencial, os responsáveis poderão procurar qualquer escola estadual ou municipal de Manaus, das 8h às 17h, para solicitar a reserva de vaga e no dia seguinte ir até a unidade de ensino escolhida para entregar os documentos do aluno e concluir o processo de matrícula.
Vale ressaltar que a reserva de vaga feita via internet ou presencial tem validade de três dias. A matrícula será considerada efetiva após confirmação na escola feita pelo responsável legal ou pelo aluno maior de 18 anos, com a apresentação da documentação obrigatória.
Texto – Alexandre Abreu / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
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