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Fotos Eliton Santos Semed (2)

Prefeitura de Manaus inicia período de reordenamento com mais de 180 mil alunos rematriculados

Mais de 180 mil alunos foram rematriculados automaticamente na rede pública municipal de ensino de Manaus, de dezembro de 2019 até o início de janeiro de 2020. Nestas terça e quarta-feiras, 7 e 8/1, inicia o processo de reordenamento, que também é feito de forma automática pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os responsáveis terão até esta quinta-feira, 9/1, para confirmar a matrícula do estudante da nova unidade de ensino.

 

O reordenamento é voltado para alunos que precisarão estudar em outra unidade de ensino em 2020, visto que a de 2019 não possui a série que cursarão neste ano, por exemplo, crianças que estudaram em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e agora ingressarão no ensino fundamental. A previsão é de que nesses dois dias sejam feitos aproximadamente 55 mil encaminhamentos.

 

Após o reordenamento do estudante para a nova unidade, os responsáveis devem se dirigir a escola indicada pelo sistema, levando em consideração a proximidade da unidade de origem, para confirmar a matrícula dos filhos.

 

No período de confirmação, os responsáveis devem apresentar na nova unidade de ensino duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de renda e comprovante de escolaridade. Não sendo necessária nenhuma carta ou encaminhamento, uma vez que o aluno já consta no sistema.

 

O prazo para confirmação desse encaminhamento é até o dia 09/1. A gerente de Matrículas, Darlene Liberato, ressaltou a importância de realizar essa confirmação para manter o aluno na rede, mesmo que a escola de destino ainda não seja a desejada. “Temos que reforçar aos pais que quem foi encaminhado pelo reordenamento é necessário confirmar a matrícula, porque se ele não confirma onde foi reordenado, ele passa a ser extra sistema e o atendimento dele vai ser depois que passar todos os prazos, inclusive de alunos novos. Com isso, a possibilidade de ele ficar fora da escola que ele deseja é maior”.

 

Ela reforça que, confirmando a matrícula na unidade em que foi reordenado, os responsáveis poderão solicitar a transferência para a unidade desejada no período de 14 a 16 de janeiro, o que poderá ser feito on-line por meio do site www.matriculas.am.gov.br, ou presencialmente em qualquer unidade da rede pública municipal ou estadual.

 

Novos alunos

 

O período de matrículas para novos alunos será de 17 a 20 janeiro, realizadas tanto via internet pelo site www.matriculas.am.gov.br, ou presencialmente, das 8h às 17h, em todas as escolas da rede estadual e municipal de Manaus.

 

Novos alunos com deficiência poderão se matricular antecipadamente, no período de 10 a 13 de janeiro, também via web ou presencial. Nesse caso, é preciso de laudo médico, além das demais documentações.

 

Uma novidade deste ano é que o site de matrículas passou a aceitar reserva de vagas de alunos estrangeiros, devido à crescente demanda social. Anteriormente, só era possível solicitar a vaga destes estudantes presencialmente. Agora, todos que tiverem CPF conseguirão realizar o procedimento via internet.

 

Outra atividade inserida no portal foi a possibilidade de solicitar a vaga pela web para alunos de Correção de Fluxo do Ensino Fundamental. A modalidade é voltada para estudantes que estão com distorção de mais de dois anos entre a idade e a fase que o aluno deveria estar cursando. A página, desenvolvida pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), pode ser acessada por computador, tablet ou celular.

 

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.

 

É recomendável, também, que seja feito o registro dos estudantes que serão matriculados para o ano letivo de 2020, a fim de agilizar o processo de reserva de vaga, que acontecerá de 17 a 20 de janeiro, tanto via internet, quanto presencial.

 

Pela internet, os pais só precisarão entrar no site e preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, é só apresentar, na unidade de ensino escolhida, os documentos do novo aluno para concluir a matrícula.

 

Em caso presencial, os responsáveis poderão procurar qualquer escola estadual ou municipal de Manaus, das 8h às 17h, para solicitar a reserva de vaga e no dia seguinte ir até a unidade de ensino escolhida para entregar os documentos do aluno e concluir o processo de matrícula.

 

Vale ressaltar que a reserva de vaga feita via internet ou presencial tem validade de três dias. A matrícula será considerada efetiva após confirmação na escola feita pelo responsável legal ou pelo aluno maior de 18 anos, com a apresentação da documentação obrigatória.

 

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – (92) 3632-2054 / 98842-1188

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844

Prefeitura de Manaus

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