terça-feira ,30 abril 2024
Home / Noticias / Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas e Embrapa promovem Workshop da Cadeia Produtiva da Citricultura
WORKSHOP CITRICULTURA_SEPROR_ISAAC MAIA (1)

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas e Embrapa promovem Workshop da Cadeia Produtiva da Citricultura

O evento visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da atividade, contribuindo para o fortalecimento econômico e a preservação do meio ambiente

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou nesta quinta-feira (26/10), no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital), o Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas, com foco na citricultura, provendo uma integração teórica e prática de grande relevância para a região.

Ao todo, participaram mais de 80 produtores rurais, técnicos e empresários voltados à atividade da citricultura, com aulas teóricas realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), do município.

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, foram destinados mais 40 mil mudas de citros de laranja e limão, para os municípios que possuem potencial produtivo na cadeia da citricultura. Além do acesso aos programas do Procalcário e  Promecanização, que visa o melhoramento da terra, buscando um desenvolvimento da produção de forma sustentável.

“Estamos realizando um evento importante, onde nós unimos a pesquisa, o ensino e a extensão rural, com a participação de técnicos do Idam, da sociedade civil, e dos produtores rurais que atuam na cultura da citricultura. O objetivo principal é discutir essa cadeia e levar também informações para esses produtores rurais, para alavancar a atividade na região”, diz Daniel.

O evento também visa proporcionar um ambiente propício para a troca de experiências, debates e apresentações sobre os desafios e oportunidades do setor da citricultura. Durante a programação foram abordadas a utilização de novas tecnologias pela Embrapa, técnicas de plantio, manejo, controle de pragas e doenças, logística e mercado.

O workshop também contou com a participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); Agência de Fomento do Amazonas (Afeam); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Banco da Amazônia (Basa); e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Dia de Campo

Dando continuidade à programação, a Sepror, Embrapa e o Idam, realizarão, nesta sexta-feira (27/10), o Dia de Campo da Citricultura, com o foco de aplicar na prática o conhecimento adquirido no primeiro dia de Workshop.

A ação vai ocorrer na Fazenda Progresso, localizada no Ramal do Procópio, km 7,5 em Rio Preto da Eva. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar de perto o ambiente e as práticas citrícolas, consolidando os aprendizados teóricos e adquirindo novos conhecimentos.

Workshops

O Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas prevê outros encontros voltados a diferentes setores produtivos ao longo do ano abordando as cadeias da olericultura, guaraná, mandioca e pecuária sustentável. Além de Rio Preto da Eva, os municípios de Iranduba, Manaus e Manacapuru também receberão o workshop.

Esses encontros são estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável nas diversas cadeias produtivas da região, contribuindo para o fortalecimento econômico e a preservação do meio ambiente. O Amazonas se consolida, assim, como um polo de conhecimento e inovação no âmbito das atividades agropecuárias, promovendo um futuro mais sustentável e promissor para a região.

O Workshop começou a ser realizado em maio de 2023. Além da citricultura, já foram destacadas as cadeias produtivas da banana, cupuaçu, castanha, abacaxi, piscicultura e açaí, nos municípios Tefé, Rio Preto da Eva, Coari e em Manaus.

FOTOS: Isaac Maia/ Sepror

Sonora: Daniel Borges, secretário da Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa (92) 99333-8273.

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-04-12 at 14.48.27

Loja oficial do Boi Caprichoso inaugura novo espaço no Plaza Shopping em Manaus

Novo espaço irá reunir toda arte e beleza do universo do Boi Bumbá Caprichoso O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *