quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Noticias / Outubro Rosa impulsiona mulheres na busca por cuidados com a saúde
WhatsApp Image 2023-10-25 at 10.55.39

Outubro Rosa impulsiona mulheres na busca por cuidados com a saúde

O câncer de mama é o tipo mais comum desta doença entre as mulheres, com impacto em suas vidas, de seus entes queridos e de toda a sociedade. No Amazonas, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam 500 novos casos no estado apenas este ano.

A ginecologista do Hospital Nilton Lins (HNL), Soledad Borborema, ressalta que a mobilização e a conscientização gerada pela campanha ‘Outubro Rosa’, é importante para a quebra de tabus e para o encorajamento das mulheres a buscarem assistência médica, o que se reflete no aumento significativo do número de pacientes que procuram os consultórios da unidade de saúde no período.

A especialista acrescenta que a detecção precoce – feita principalmente pelo autoexame periódico – aumenta as chances de tratamento e cura, e em muitos casos, sem a necessidade até mesmo de tratamentos como a quimioterapia.

“O ‘Outubro Rosa’ é um lembrete constante da necessidade de cuidar da saúde das mulheres durante todo o ano. Além do autoexame fora do período menstrual, é fundamental realizar anualmente exames de ultrassonografia e de mamografia, a partir dos 40 anos”, acrescenta Soledad.

Útero
A ginecologista também alerta que além do câncer de mama, as amazonenses devem estar atentas para o câncer de colo de útero. Segundo o Inca, o Estado lidera as estimativas nacionais, com média de 31,71 casos para cada 100 mil mulheres (taxa quatro vezes superior à de São Paulo) e até 2026, 1,8 mil novos casos devem ser diagnosticados.

Soledad destaca que ao contrário da mama, a doença no colo do útero pode ser prevenida e evitada por meio da vacina contra o HPV (Vírus Papilomavírus Humano), que é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde desde 2014 para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e para mulheres adultas.

A especialista destaca ainda a importância de uma vida saudável e equilibrada, com a prática frequente de atividades físicas, não fumar e de uma alimentação natural e pobre em açúcar.

Exames exclusivos
O Hospital Nilton Lins realiza semanalmente atendimentos ginecológicos em sua sede no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-sul de Manaus, mediante agendamentos de consultas pelo WhatsApp (92) 3643-2133. Além dos atendimentos particulares, o HNL possui convênio com os planos You Saúde, Fundo de Saúde do Exército (Fusex), Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Justiça do Amazonas.

O hospital também dispõe de pacotes de exames exclusivos para o público feminino, que incluem consultas ginecológica com acompanhamento e retorno, hemograma completo, glicose, teste de tireoide e hormônios, exame de Papanicolau, preventivo e ultrassons das mamas e transvaginal.

Para as futuras mamães, o HNL desenvolveu o pacote pré-natal, com vários exames para doenças como sífilis, rubéola, hepatite B, C e HIV e que também inclui tipo sanguíneo e hemograma completo.

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-06-10 at 20.16.01

Bolo da Madre faz versão blue do tradicional red velvet

Por conta da rivalidade entre Garantido e Caprichoso, o tradicional bolo Red Velvet, o  “veludo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *