sexta-feira ,21 junho 2024
Home / Noticias / UGPE prepara servidores e técnicos para os cuidados com os animais domésticos, nas obras do Prosamin+
WhatsApp Image 2023-01-10 at 19.30.15

UGPE prepara servidores e técnicos para os cuidados com os animais domésticos, nas obras do Prosamin+

O treinamento faz parte das ações socioambientais previstas no programa, que tem a parceria do BID

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (10/01), treinamento sobre os cuidados com os animais domésticos, como parte das ações de preparação para as obras e intervenções do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Os temas abordados foram: abandono, maus-tratos e bem-estar animal. Ao todo, participaram 45 pessoas, entre supervisores e técnicos da UGPE e das construtoras contratadas para execução das obras do Prosamin+. O objetivo do treinamento foi preparar o corpo técnico para os cuidados que devem ter com os animais domésticos, durante a obra, e para dar apoio às famílias que serão reassentadas, orientando-as sobre castração e sobre as leis de proteção animal.

O treinamento faz parte das ações socioambientais previstas no programa, que tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explica que as obras seguem um Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), adotado pelo órgão, que preconiza o cuidado e a mitigação de impactos. “Isso inclui os cuidados com as pessoas e os animais domésticos e da fauna silvestre. Realizamos um trabalho de conscientização junto às famílias, para não abandonarem seus animais de estimação, quando forem para uma nova moradia, no processo de reassentamento” afirmou.

O treinamento teve a duração de 2 horas e meia. Os palestrantes falaram sobre o bem-estar animal, a importância e os mitos da castração, os cuidados básicos com os animais domésticos e as leis de proteção. De acordo com o médico veterinário da SEMA, Jorge Luís Maia, um dos palestrantes do evento, o treinamento é importante, porque acaba por formar “embaixadores” da proteção animal. “Viemos trazer conhecimentos aprofundados para o corpo técnico presente e garantir que seja feita uma boa orientação para as comunidades”, frisou.

Também atuaram como palestrantes, no evento, Thiago Santos, membro jurídico da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa (CPAIP) e a coordenadora do Castra Móvel da SEMA, Vanessa Menezes.

Segundo o subcoordenador ambiental da UGPE, engenheiro florestal Otacílio Cardoso, essas ações, como a que foi desenvolvida com foco na proteção animal, são importantes para garantir êxito nas abordagens realizadas pelos técnicos, nas comunidades. “É uma oportunidade para aprimorar o corpo técnico e qualificá-los para esse tipo de atendimento”, acrescentou.

Castração animal

Em conjunto com a UGPE, a SEMA realizará, nesta quarta-feira (11/01), o agendamento para castração de animais domésticos na área da Comunidade da Sharp, zona leste, perímetro de obras do Prosamin+. O agendamento ocorrerá das 09h às 15h, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, na Avenida Itacolomy, nº16, bairro Armando Mendes. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e foto do animal.

A castração acontecerá de quinta-feira (12/01) a sábado (14/01), a partir das 09h, somente para animais que já foram agendados. O atendimento será por hora marcada e o limite é de dois animais por tutor.

A coordenadora do Castra Móvel, Vanessa Menezes, informa que, para ser castrado, o animal precisa estar saudável, ter de seis meses a oito anos (no caso dos gatos, podem ter a partir de quatro meses de idade). As fêmeas não podem estar prenhas, no cio ou amamentando, ou ter tido filhote há menos de dois meses. Os animais não podem estar fazendo uso de remédio controlado, orientou.

Fotos: Tiago Corrêa – UGPE

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-06-12 at 14.17.30

Light PR & Communication chega para ‘iluminar’ mercado de Manaus

Agência inaugura no dia 20 de junho em Manaus, com a presença de Mônica Salgado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *