segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Coordenadora de Pesquisa da UFAM é nomeada para assumir secretaria do Ministério da Educação
IMG-20230111-WA0248

Coordenadora de Pesquisa da UFAM é nomeada para assumir secretaria do Ministério da Educação

A nova chefe de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, trabalhará na linha de frente para implementar novos projetos de políticas públicas na gestão do presidente Lula (PT).

A coordenadora de pesquisa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Kátia Schweickardt, recebeu na última sexta-feira (06), o convite do Ministro do MEC do governo do presidente da República, Lula (PT), para assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). A chefe de Educação Básica do MEC passará atuar em Brasília na formulação de políticas públicas para educação de ensino infantil, fundamental e médio.

Kátia lidera um projeto social chamado ‘Plantar educação para colher árvores’, que faz parte do programa de pesquisa e extensão da UFAM. “Nós trabalhamos e apoiamos as secretarias municipais de educação do Amazonas. O programa atende também o estado do Pará”, disse.

 

A professora universitária também foi secretária da SEMED, durante os mandatos do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), ganhando prêmio de destaque na educação sob o título”Espírito Público 2020”. “Embora a minha saída na gestão pública, jamais deixei de dar atenção devida aos trabalhos de educação no interior, sempre no interesse de continuar fortalecendo as políticas públicas para essa área importante da nossa sociedade”, ressalta.

 

A atual titular da pasta da SEB/MEC, não tem apenas experiência em gestão pública ou privada, mas está tecnicamente preparada. “Para chegar a um pódio de alto escalão como o da SEB, tive um trabalho consistente e disciplinado. Além disso, criando os melhores resultados como gestora pública. Fazer parte dos trabalhos voltados para educação em nível nacional, é importante não apenas pelo seu nível, mas para uma cidadã que é professora, mulher e negra, isso é representatividade para o meu povo, especialmente, do Amazonas”, finaliza.

 

*Carreira em Manaus*

 

Schweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de ser graduada em Economia pela UFRJ e em Ciências Sociais pela UFAM.

 

Exerceu em 2012 o cargo de coordenadora geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. De 2013 a 2015 foi secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em seguida tornou-se secretária da SEMED de 2016 até 2020.

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *