sexta-feira ,21 junho 2024
Home / Noticias / Dia Mundial do Diabetes: Especialista ressalta a importância de um estilo de vida saudável para prevenção da doença
WhatsApp Image 2022-11-11 at 14.14.07

Dia Mundial do Diabetes: Especialista ressalta a importância de um estilo de vida saudável para prevenção da doença

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, uma doença silenciosa causada por altos níveis de glicose no sangue. O problema afeta milhares de pessoas, e o Brasil está entre os dez países com maior incidência de casos de diabetes no mundo. Segundo dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), são cerca de 16,8 milhões de novos casos todos os anos. A data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serve para promover uma conscientização acerca da doença e ressaltar a importância da prevenção.

O médico Ricardo Bezerra, especialista em saúde da família do Hapvida NotreDame Intermédica, explica sobre a doença que costuma apresentar sinais somente em estágios mais avançados. “A diabetes é uma doença crônica que está em crescimento em todo o mundo e aparece, principalmente, após os 50 anos de idade, mas pode ocorrer antes, devido ao estilo de vida sedentário e a uma alimentação desregrada, rica em açúcar e carboidrato e pobre em proteínas, frutas e verduras. A doença está ligada ao acúmulo de açúcar no sangue. Dessa forma, o corpo não consegue metabolizar, causando danos que, de início, são imperceptíveis e só costumam aparecer após 10 anos”, explica.

Entre os principais sinais da diabetes, estão a sede excessiva, emagrecimento e vontade de urinar várias vezes ao dia e em grande quantidade. Nesses casos, é importante buscar ajuda com um endocrinologista para um diagnóstico e início do tratamento mais adequado. “Na maioria dos casos de diabetes, são utilizadas as mesmas medidas de prevenção da doença, ou seja, alimentação saudável e prática de exercício físico. Algumas vezes, será necessário introduzir medicação oral e, em casos mais avançados, o uso da insulina, que permite o controle da doença, evitando complicações”, aponta Ricardo Bezerra.

Por ser uma doença sem cura e que se agrava se não for tratada, o ideal é preveni-la e, em casos de já ter desenvolvido a doença, iniciar o tratamento de forma precoce. “Desde a infância, é necessário ter hábitos de vida saudáveis para evitar a diabetes. Quem tiver idade acima dos 50 anos ou histórico familiar da doença precisa estar atento e manter consultas de rotina com um endocrinologista para prevenir a doença e, se for diagnosticado, iniciar o tratamento de forma precoce, evitando complicações como retinopatia diabética, neuropatia periférica, doença renal crônica, além do risco de infarto e AVC que é maior para quem possui diabetes sem controle”, alerta Ricardo Bezerra, especialista em saúde da família do Hapvida NotreDame Intermédica.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações a Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 99454-9329
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-06-12 at 14.17.30

Light PR & Communication chega para ‘iluminar’ mercado de Manaus

Agência inaugura no dia 20 de junho em Manaus, com a presença de Mônica Salgado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *