segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Riscos de ataques cardíacos podem aumentar durante os dias de calor, revela cardiologista
WhatsApp Image 2022-08-29 at 10.20.26

Riscos de ataques cardíacos podem aumentar durante os dias de calor, revela cardiologista

Com os termômetros passando da marca dos 36ºC em municípios do Amazonas, aumenta-se a preocupação das pessoas que possuem problemas respiratórios, alérgicos e principalmente cardiovasculares. Embora seja muito comum a incidência de doenças desse tipo nesta época do ano, que é marcada pela passagem do verão amazônico, é importante que a população redobre os cuidados com a própria saúde e bem estar.

O calor é um fator propício para que ocorra o processo de dilatação dos vasos sanguíneos resultando em mudanças rápidas da pressão sanguínea no corpo humano. Com a redução da pressão, desmaios e arritmia cardíaca podem ser mais frequentes, além disso, eleva-se o risco de infarto ou derrames resultando em óbitos, especialmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, é o que explica o médico cardiologista do Grupo Hapvida NDI, Dr. Railton Cordeiro.

“A melhor forma de prevenir um evento cardiovascular tanto no frio como no calor, é ter um estilo de vida saudável. Uma boa alimentação, diminuir a ingestão de sal, ter o peso ideal e o exercício físico regular”, recomendou Dr. Railton.

Temperaturas acima dos 32ºC aumentam o risco de morte precoce por problemas cardiovasculares, especificamente em pessoas que sofrem com comorbidades como o tabagismo, colesterol e pressão alta, isto porque devido ao calor, o coração tende a trabalhar mais rápido, aumentando assim os batimentos cardíacos e buscando bombear sangue pelos vasos sanguíneos fechados devido a desidratação do organismo.

Fique atento
Em casos de sensação de aperto ou dor no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços, fadiga, tontura, batimento cardíaco anormal e ansiedade é aconselhável que se procure um hospital ou pronto socorro que possuam profissionais especializados.

Recomendação
A recomendação, para aqueles que fazem um tratamento direcionado ao controle da pressão arterial, é manter controladamente o uso dos remédios, orientados pelos médicos. É importante também manter-se bem hidratado ingerindo bastante líquido, água natural ou de coco, sucos ricos em vitaminas C, incluindo alimentos líquidos.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Da companhia resultante da fusão entre Hapvida e NotreDame Intermédica, em 2022, foi formada a maior operadora de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 99454-9329
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *