domingo ,25 fevereiro 2024
Home / Noticias / Governo do Amazonas apoia a terceira etapa do Circuito de Vaquejada do Amazonas
Sepror 2

Governo do Amazonas apoia a terceira etapa do Circuito de Vaquejada do Amazonas

O evento foi realizado no parque da Assovam, no Tarumã

 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), apoiou a terceira etapa do Circuito de Vaquejada da Associação dos Vaqueiros do Amazonas (Assovam), realizada, no sábado (04/06), no parque da associação, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

 

 

 

O sistema Sepror tem dado apoio logístico aos organizadores para que o esporte seja estimulado, e os vaqueiros da cidade tenham mais oportunidades de participação, além de possibilitar que o comércio local seja aquecido pelo evento.

 

 

Para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, a vaquejada é uma prática esportiva conhecida dentro do estado e o governo entra como apoiador do Circuito nas suas seis etapas, que vão movimentar a cidade de Manaus durante as competições.

 

 

 

“O Governo do Estado apoia os esportes equestres, temos dado suporte para a vaquejada, a prova de três tambores, o hipismo, porque são esportes que mexem com a economia do município e não só na capital, mas também no interior. Essa é uma determinação que faz parte do plano Agro Amazonas de pós-pandemia, para reaquecer a economia com investimentos, gerando muitos empregos”, destacou o secretário.

 

 

 

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), também participaram do evento, por meio de seus representantes.

 

 

 

Para o presidente da Assovam, Evandro Alves, o apoio do governo é fundamental para que os circuitos do campeonato de vaquejada sejam realizados. “Quero agradecer ao Sistema Sepror que nos ajudou doando as tendas, através da ADS; mas, principalmente, à Adaf, que nos acompanha verificando o bem-estar e a sanidade dos nossos animais, dando todo o apoio necessário ao evento. Ainda teremos mais três etapas do circuito e com certeza com o apoio do governo, nossos próximos eventos serão um sucesso”, disse o presidente.

 

 

 

Na grande final desta terceira etapa os vencedores receberam troféus, e na categoria aspirante, receberam o valor de R$ 4,8 mil. Já a categoria amador foi premiada com R$ 5 mil, e a categoria aberta, premiou somente o primeiro lugar com uma moto zero km.

 

 

 

O apoio do governo viabiliza mais organização, profissionalização dos participantes e agilidade junto a todos os órgãos oficiais envolvidos, entre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a Adaf, que fiscaliza as normas sanitárias exigidas; e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), que regulamenta as vaquejadas e garante o cumprimento das exigências do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), em alinhamento com o Ministério Público Federal (MPF), para garantia do conforto e segurança dos animais.

 

 

 

Sanidade animal

 

 

 

Cynthia Antony médica veterinária e juíza de bem-estar animal pela ABVAQ, destacou a importância dos cuidados com os animais antes, durante e após as competições. “Os animais passam por exames e são submetidos aos cuidados de médicos veterinários, de tratadores, e outros profissionais envolvidos desde o início do processo”, afirmou.

 

 

 

Competição

 

 

 

Thiago Cauan, 20, vencedor na categoria aspirante, participa desde os 8 anos de idade e afirmou que isso faz parte de uma tradição familiar. “Todos da família competiam, aí chegou a minha vez e me sinto muito feliz de estar junto ao cavalo realizando o circuito”.

 

 

 

FOTOS: Emerson Martinz/Sepror

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-02-13 at 14.59.51

Torcida da amazonense Isabelle Nogueira se reúne para acompanhar o Big Brother Brasil desta terça-feira

Amigos, familiares e torcedores da cunhã-poranga do boi bumbá Garantido se reúnem nesta terça na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *