quarta-feira ,24 abril 2024
Home / Noticias / Prefeito Arthur Neto faz mais uma maratona de inaugurações, incluindo espaço cultural na zona Sul
50776083633_9d3888306f_k

Prefeito Arthur Neto faz mais uma maratona de inaugurações, incluindo espaço cultural na zona Sul

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fez nesta terça-feira, 29/12, mais uma maratona de inaugurações e entrega de obras, incluindo uma escola municipal, um parque de convivência e um pacote de ruas reconstruídas no Distrito Industrial. Acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária e da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, o prefeito concluiu o dia com a entrega do Botecão do Samba e do Espaço Cultural Calçada do Samba, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul. Todas as inaugurações promovidas pela Prefeitura de Manaus foram transmitidas pelas redes sociais e com a presença de poucas pessoas, em obediência às normas de segurança sanitária, como uso de máscara e álcool em gel.

 

“A Reino Unido da Liberdade é uma escola muito campeã, tem uma pegada e uma garra muito grande. Ao lado da unidade de saúde da comunidade, havia um boteco onde se comemoravam as vitórias e que precisou ser retirado, por decisão judicial. Fiquei com isso na cabeça, que precisávamos de um espaço novo para os foliões e fizemos o Botecão do Samba e, no local do antigo boteco, fizemos a Calçada da Fama. Esse resgate e esse congraçamento entre a diretora da UBS e o pessoal do samba me dá muita esperança de que possamos aprofundar o sentimento democrático cada vez mais”, disse Arthur Neto. “Fiquei muito feliz por entregar esse espaço e vou frequentá-lo, quando a pandemia passar”, brincou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, a quadra, o botecão e a calçada são símbolos da verdadeira cultura dos moradores do Morro da Liberdade, que têm uma profusão de arte, entre elas o samba. “Todos convivem em paz e esse espaço é democrático”, afirmou. “Feliz Ano-Novo para todos, do Morro da Liberdade e de Manaus, desejo muita fé e muita esperança para todos”, completou.

O Botecão do Samba foi construído em uma antiga área comum do bairro, usada pelos moradores para festas e encontros e para fomentar as artes e cultura do samba, tão popular no lugar. O espaço foi revitalizado e recebeu novo paisagismo, realizado pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. Além de dez novas árvores, o projeto contempla ainda um jardim com aproximadamente 120 mudas de espécies ornamentais, distribuídas em canteiros, além de reforço à proteção das árvores existentes no local, com a abertura de espaço permeável e colocação de defensores nas calçadas. Os trabalhos no local integram ações de outros órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“É um espaço que fica marcado como berço do samba e deixa um simbolismo de resistência”, disse o diretor-presidente do Implurb, Cláudio Guenka, destacando também a homenagem feita na Calçada da Fama, onde o colorido de uma estrela amarela lembra o local onde os festejos começaram.

“Queremos agradecer a Prefeitura pela entrega do novo espaço, onde vamos reunir vários sambistas locais e nacionais”, disse William Pimentel, presidente da escola de samba Reino Unido da Liberdade. “A Reino tem 39 anos e nós recebemos grandes nomes do samba, além de vários poetas, todos nessa calçada”, disse o vice-presidente da Reino Unido, Ivan de Oliveira.

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-22 at 17.27.27

Edmundo Oran e Israel Paulain vão conduzir shows de Caprichoso e Garantido na Feijoada Amazon Best 2024

Apresentadores oficiais dos bois de Parintins estão confirmados no evento; venda de messas e ingressos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *