sexta-feira ,23 outubro 2020
Home / Serviços / SOS Vicinais conclui nova etapa de obras na zona rural de Manaus
WhatsApp Image 2020-05-13 at 15.45.27 (2)

SOS Vicinais conclui nova etapa de obras na zona rural de Manaus

SOS Vicinais conclui nova etapa de obras na zona rural de Manaus

Foram beneficiadas as comunidades Frederico Veiga e Novo Paraíso na BR-174

WhatsApp Image 2020-05-13 at 15.45.27

Mesmo durante a pandemia e com todos os cuidados sendo respeitados, o programa SOS Vicinais, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), finalizou, ontem (12/05), as obras de recuperação de ramais nas comunidades Frederico Veiga e Novo Paraíso, localizadas no Km 8, da BR-174, área rural de Manaus. No total, 846 famílias de agricultores foram beneficiadas com o serviço.

De acordo com o engenheiro civil e um dos coordenadores do programa, Franey Guimarães, foram trabalhados diversos pontos críticos de difícil acesso e que agora, podem ser trafegados. “Foram 60 dias de trabalho, de recuperação de trechos, até então, intrafegáveis, permitindo assim, o escoamento da produção local. Agora, vamos levar as máquinas para a comunidade Hollywood para iniciar os trabalhos o quanto antes”, disse.

Para Willace Lima, engenheiro e gerente da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), mais que a recuperação de ramais, o SOS Vicinais leva soluções para a vida dos cidadãos. “Esse trabalho ajuda o produtor rural a fazer o escoamento do produto, mas, ajuda a comunidade como um todo, possibilitando melhor acesso a serviços essenciais”, afirmou o gerente da Seapaf.

Foi disponibilizada uma patrulha mecanizada, que realizou todo um trabalho de recuperação nos ramais. Locais que, até então, ficavam alagados ou com grandes desníveis receberam as obras do programa e hoje podem ser trafegados de maneira mais segura e rápida, facilitando o acesso à estrada.

Apoio ao programa – Os ramais são vias, que ligam pontos vizinhos, para os produtores rurais. É por onde podem transportar seus produtos para comercialização e também servem para que possam obter os produtos necessários para produzir. Sendo assim, os produtores rurais beneficiados pelo SOS Vicinais apoiam o programa e relatam como era difícil, antes das obras de recuperação, escoar a produção.

Um deles é o produtor rural, Alcigenes Pereira, que teve de parar suas atividades por não conseguir levar seu produto para a comercialização. “Aqui, até em dias de sol, não dava para andar, era um trecho difícil e até tive que parar de produzir por não poder levar meus produtos para Manaus. Quando soube que o SOS Vicinais viria pra cá, comecei a plantar e estou me preparando para poder voltar a vender minha produção”, relatou.

O programa agora segue para a comunidade no ramal Hollywood, localizada no km 28, da BR- 174, onde fará os trabalhos de recuperação das vias, beneficiando 142 famílias que vivem da agricultura, produção de ovos, galinha caipira, entre outros.

SOS Vicinais –  Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado para melhorar a vida do homem do campo. Tem por objetivo a recuperação de maneira emergencial de trechos críticos de ramais. As comunidades atendidas são indicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), tomando como base a produção do local.

Ao serem aprovadas, as obras são analisadas pela equipe de Engenharia da Seapaf, que faz o projeto visando à melhoria das condições de utilização das vias para escoamento da produção rural. Todo o trabalho de recuperação das vicinais possui Licença Ambiental junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

WhatsApp Image 2020-05-13 at 15.45.27 (2)

Fotos: Divulgação/Sepror

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz Costa (98121-5632)

Você pode Gostar de:

IMG_20200417_114008_750

Decisão do TJAM mantém implantação de 400 leitos para atender pacientes de Covid-19 no Amazonas

Governo do Estado apresentará contrato ao TJAM e reafirma transparência de ações Decisão proferida pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *