sexta-feira ,29 março 2024
Home / Geral / Pesquisa servirá de base para orientar organização da Atenção Primária no Distrito Rural
12.12.19. Atenção Primária no Distrito Rural (1)

Pesquisa servirá de base para orientar organização da Atenção Primária no Distrito Rural

Com a proposta de elaborar a norma técnica que irá direcionar as ações de saúde para os moradores atendidos pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentou, na manhã desta quinta-feira, 12/12, os resultados da pesquisa de campo realizada na área rural do município.

 

Ao longo da reunião, que aconteceu nas dependências do Disa Oeste, no bairro da Paz, a técnica da Gerência da Estratégia da Saúde da Família (Gesf), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fernanda Souza, destacou os aspectos que foram considerados para que a coleta de dados obtivesse êxito.

 

“Esses dados servirão de subsídio para a construção de uma norma técnica de organização da Atenção Primária no Disa Rural. Esta pesquisa acadêmica vai agregar e enriquecer o trabalho de elaboração desse documento”, apontou Fernanda.

 

Realidades como a área geográfica, que dispersa a população ribeirinha e que dificulta o deslocamento das equipes e dos usuários para a Unidade Básica de Saúde (UBS), foram alguns dos dados apontados pelos pesquisadores da Fiocruz.

 

A norma técnica do Disa Rural será elaborada levando em conta outras questões apontadas pela pesquisa como acolhimento do usuário, organização da equipe, construção de agenda e número de atendimentos, bem como o fluxo de acessos.

 

A diretora do Disa Rural, Luciana Fabrício, ressaltou o excelente trabalho desempenhado pelas equipes ao longo da calha dos rios Negro e Amazonas e também na área terrestre, mas que o grande desafio é levar a Atenção Primária à Saúde aos usuários que se encontram nessa localidade.

 

“A nossa expectativa é que se possa fazer uma norma técnica que atenda as características da zona rural, considerando a dinâmica diferenciada de trabalho que possuímos”, concluiu Luciana.

— — —

 

Texto – Jean Holanda / Semsa

Fotos – José Nildo / Semsa12.12.19. Atenção Primária no Distrito Rural (1)

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – (92) 3236-8315 / 98842-8370 / 98842-6059

 

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844

Prefeitura de Manaus

Você pode Gostar de:

COMUNICAÇÃO FAS (4)

Atividades culturais e esportivas beneficiam 95 jovens em Novo Aripuanã com ‘Gincana Ambiental’         …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *