Caso de repercussão em Itamarati
Um crime brutal chocou a comunidade de Itamarati, no interior do Amazonas. Uma adolescente indígena de 15 anos foi vítima de um estupro coletivo, motivando a Justiça local a decretar a prisão preventiva de cinco suspeitos envolvidos no caso. O episódio, que expõe a vulnerabilidade de jovens em áreas remotas, gerou revolta após a circulação de vídeos da violência em grupos de aplicativos de mensagem.
Investigação e denúncia
O caso ocorreu no dia 18 de setembro, mas só chegou às autoridades policiais no final do mesmo mês, após uma moradora denunciar o ocorrido à 68ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). De acordo com a advogada Inory Kanamari, que representa a família da vítima, a denúncia partiu de terceiros que tiveram acesso às imagens. A identificação dos agressores foi um processo complexo, com divergências iniciais sobre o número de envolvidos que foram sanadas no decorrer das investigações.
Próximos passos
A Polícia Civil do Amazonas confirmou que os cinco investigados já foram identificados e que as ordens de prisão foram solicitadas ao Poder Judiciário. A corporação mantém o sigilo das informações para não comprometer o andamento dos trabalhos policiais. Até o momento, a Funai não se manifestou sobre o suporte que será oferecido à vítima e à comunidade indígena atingida por este trauma.
Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução.

