img 1837 copy

Canal ‘Exército do Lula’ é reativado no WhatsApp após registro no TSE

Brasil e Mundo

Após uma intensa batalha jurídica nos tribunais, o canal ‘Exército do Lula’, utilizado para a divulgação de conteúdos de apoio à campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a operar no WhatsApp nesta quarta-feira (14). A plataforma, que conta com mais de 4,3 milhões de inscritos, é administrada pelo deputado federal André Janones (Rede-MG).

Regularização eleitoral

A reativação do canal foi possível graças ao cumprimento das exigências impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha presidencial formalizou o registro do espaço na Justiça Eleitoral, atendendo a uma determinação direta do presidente da corte, ministro Kassio Nunes Marques. A regularização foi o passo definitivo para encerrar a suspensão temporária imposta pelo tribunal.

Entenda a disputa judicial

O funcionamento do canal tem sido alvo de constantes idas e vindas judiciais. O embate começou quando liminares divergentes entre membros do TSE geraram instabilidade no serviço. Inicialmente, Nunes Marques havia ordenado a suspensão da conta, decisão que chegou a ser revertida pelo corregedor do TSE, Ricardo Villas Bôas Cueva, antes de ser novamente suspensa devido à falta de comunicação formal do endereço eletrônico à Justiça Eleitoral.

Após a apresentação das justificativas e do registro oficial, a ordem de retorno foi consolidada, permitindo que o ‘Exército do Lula’ retomasse o fluxo de publicações para sua ampla base de seguidores.


Fonte: Agência Brasil. Edição: Amazon Online.
Foto da capa: Reprodução / Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *