Home / Entretenimento / Batucada lota o sambódromo com noite de homenagens, tradição e religiosidade
WhatsApp Image 2024-05-12 at 16.34.27(1)

Batucada lota o sambódromo com noite de homenagens, tradição e religiosidade

Batuqueiros antigos também foram lembrados e mães da plateia ganharam presentes

O Boi-Bumbá Garantido e o Movimento Amigos do Garantido (MAG) realizaram, neste sábado à noite (11/5), o 5º Curral do Garantido da temporada 2024. A noite foi dedicada à homenagem às mães, pela véspera do segundo domingo do mês de maio, ao item 3 da disputa no festival de Parintins, a Batucada. O evento foi marcada pela presença feminina no palco e um grande show de Sebastião Júnior, David Assayag e Israel Paulain com a Batucada.

A programação especial com um bloco de vozes femininas começando com Márcia Siqueira que trouxe Márcia Novo. Mas, dessa vez, a dobradinha recebeu reforço. Chegaram mais Julieta Câmara e duas convidadas especiais: Yanayra Prestes e Yra Tikuna. Antes, o levantador Luciano Araújo abriu a noite e trouxe também um convidado, o artista André Branco, de Juruti (PA), que fez sua estreia no palco do Curral do Garantido.

WhatsApp Image 2024-05-12 at 16.34.27
Com a presença da diretoria do MAG, sob comando da presidente Cláudia Santos e da vice-presidente, Ana Lúcia Holanda, e do presidente do Garantido, Fred Góes, David e Márcia cantaram de forma inédita a toada de 2024 Mãe Tupinambarana, para receber a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. Composição de Cesar Moares e Denison Bentes, a toada emocionou muitos presentes no Sambódromo.

A partir das 23h, o momento que a plateia mais esperava: a apresentação do trio formado por Israel, David e Sabá, com a trilha sonora inteira levada pelos batuqueiros da baixa. Foram mais de duas horas de show com toadas antológicas e as de 2024, também. Vindos de Parintins, os mestres de Batucada Ivoney Sopa e Marcelo Bilela entraram à frente dos batuqueiros, pelo meio da plateia. Junto deles, o mestre de Batucada de Manaus, Francisnaldo Pinheiro. O boi de pano, com a performance do tripa Batista Silva, e a sinhazinha Noely Reis, bailaram no palco, cumprindo uma obrigação de terem essas duas figuras folclóricas na programação.

A contagem foi especial porque no surdo principal, o batuqueiro da chamada, Rheck Monteverde, neto de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido, dando um tom a mais de tradição e lembrando bem a arena do Bumbódromo, nas apresentações do festival de Parintins. “Eu acho que nem o meu avô imaginou que o Garantido ia ter essa dimensão que tem hoje”, afirmou Rheck.

O ex-coordenador da Batucada, Clemilton Pinto, recebeu uma homenagem, junto de Jacinto Rebelo, que também comandou os camisas encarnadas na arena do Bumbódromo. Durante a apresentação, várias mães da plateia receberam brindes. A programação terminou com Leonardo Castelo, já na madrugada de domingo, 12 de Maio, Dia das Mães. A coordenação do show foi de Rivaldo Pereira e a apresentação, por Alex Oliveira e Marcos Sérgio.

Próximo evento
Em Manaus, a agenda do Garantido tem evento somente no dia 8 de Junho, quando acontece a tradicional Feijoada do MAG, no centro de convenções Vasco Vasques. Informações sobre vendas de camisas já podem ser feitas pelos telefones Informações: (92)98199-5199/98847-6601.

Fotos: Teka Prado e Eduardo Cavalcante

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-05-09 at 11.35.55(1)

Amazon Best confirma apresentação de Isabelle Nogueira no Arena Planeta Boi

A cunhã-poranga do Garantido tem causado alvoroço em suas aparições em todo o estado No …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *