sábado ,27 abril 2024
Home / Noticias / Na leitura da sua última mensagem anual como prefeito, Bi Garcia enaltece avanços de Parintins
WhatsApp Image 2024-02-19 at 12.46.12

Na leitura da sua última mensagem anual como prefeito, Bi Garcia enaltece avanços de Parintins

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, fez sua última leitura de mensagem anual ao Legislativo nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, no Plenário Raimundo Almada. A leitura proferida pelo prefeito foi alicerçada no destaque de investimentos executados no ano de 2023 na educação, saúde, infraestrutura e produção rural; e metas a serem executadas no ano de 2024 pela administração pública municipal.

A leitura da mensagem marca o início da 4ª Sessão Legislativa da 18ªLegislatura da Câmara Municipal de Parintins. A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, Alex Garcia, e foi acompanhada pelos vereadores Mateus Assayag, Vanessa Gonçalves, Telo Pinto, Cabo Linhares, Fernando Menezes, Afonso Caburi, Naldo Lima, Flávio Farias, Babá Tupinambá, vereador licenciado e secretário municipal Tião Teixeira, além de autoridades e população em geral.

Na leitura da mensagem anual, o prefeito deu ênfase ao fato de ser a última em sua trajetória como chefe do executivo municipal. “A leitura da mensagem deste ano, a 16ª de uma sequência de mandatos legitimados pelo voto popular, tem a peculiaridade de ser a derradeira à frente da Prefeitura. Comecei aqui e aqui me despeço desta liturgia, abrindo as portas para os que vão chegar, e ao mesmo tempo fortalecer a fé para novos desafios que virão pelos desígnios de Deus”, pontuou.

Bi Garcia destacou que, desde 2005, quando assumiu o primeiro mandato como prefeito, Parintins teve um salto significativo na qualidade de vida da população. Segundo Garcia, Parintins era o 16º município em Índice de Desenvolvimento Humano no Amazonas. “Com investimentos na educação, saúde e geração de emprego e renda, atingimos o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do interior do Amazonas, o segundo melhor município avaliado pelo IBGE”, enfatizou o prefeito.

No destaque aos investimentos feitos pela Prefeitura de Parintins, o prefeito exaltou a inauguração de setes novas escolas na zona rural, o andamento da construção de três educandários na cidade, a construção de 12 novas escolas nas zonas rural e urbana, a valorização salarial dos servidores da educação e saúde, incentivo ao desporto com a entrega de quatro ginásios e a conclusão de mais três (incluindo o Ginásio Olímpico de Parintins, o maior do interior do Amazonas) em 2024.

Em infraestrutura, Bi Garcia enalteceu a recuperação de mais de 85% do sistema viário com asfaltamento e recapeamento, implantação do Programa Água no Jirau em 90% das comunidades rurais de terra firme, além do início de pavimentação das estradas Vila Amazônia – Serra da Valéria e Monte Sinai – Caburi – Mocambo. O chefe do executivo municipal elencou ainda o início do processo licitatório para a construção de 2,3 km de muro de arrimo para resguardar a orla de Parintins, além da licitação para o asfaltamento e recapeamento da sede urbana da Vila Amazônia.

Além das obras, Bi Garcia deu ênfase aos investimentos para proporcionar mais qualidade de vida à população. De acordo com o prefeito, somente em 2023, a Prefeitura de Parintins investiu mais de R$ 56 milhões no sistema municipal de saúde. Todo o investimento foi refletido em atendimentos nas unidades de saúde, realização de jornadas de cirurgias e cirurgias eletivas durante todo o ano, além da contratação de mais de 60 médicos, qualificando Parintins como o município com o maior quantitativo de profissionais médicos no interior do Amazonas.

No final de sua mensagem, Bi Garcia fez questão de fazer agradecimentos ao povo de Parintins, aos Governos Federal, Estadual, Bancada de Parlamentares Federais e Estaduais, Poder Legislativo Municipal, e sua equipe de governo. “Este ano cada evento é uma despedida. Essa é mais uma. Por isso, essa mensagem de governo não é só de trabalho, mas também de gratidão a tudo e a todos”, frisou.

Após a leitura da mensagem anual, o prefeito entregou à presidência da Câmara o Relatório Anual de Gestão, contendo os principais avanços e ações promovidos pela administração municipal em 2023 e as principais metas a serem alcançadas em 2024.

Fotos: Eder Repolho/ Secom Parintins

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-29 at 14.31.34

Eneva apresenta o “Lounge da Imprensa” no Curral do Boi Garantido

A partir deste sábado, 30 de março, o Curral do Boi Garantido contará com uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *