terça-feira ,30 abril 2024
Home / Entretenimento / Caprichoso apresenta tema 2024: “Cultura, o triunfo do povo” e festeja 110 anos de história
WhatsApp Image 2023-11-05 at 08.43.23

Caprichoso apresenta tema 2024: “Cultura, o triunfo do povo” e festeja 110 anos de história

Em uma noite de festa azulada e muita expectativa, o Boi Caprichoso anunciou o tema de 2024, “Cultura, o triunfo do povo,” que será apresentado no Festival Folclórico de Parintins em 2024. O anúncio foi feito durante a festa em comemoração aos 110 anos de história do bumbá, no curral Zeca Xibelão. O festejo contou com intensa participação da nação azul e branca e um grande show de itens individuais, dançarinos, Marujada, Raça Azul e banda Oficial.
Os toadeiros iniciaram a festa e deram o tom festivo para o espetáculo preparado pelo artista Caprichoso. Ao som das melhores toadas do Festival de Parintins, os itens azulados fizeram um show à parte com a graciosidade da sinhazinha Valentina Cid, a beleza da rainha do folclore Cleise Simas, a garra da porta-estandarte Marcela Marivalva, a força da cunhã-poranga Marciele Albuquerque e a dança do pajé Erick Beltrão. Os versos de desafio do amo, Prince do Boi, e a potente voz do levantador, Patrick Araújo, ao comando do apresentador Edmundo Oran, reverberaram na galera e criaram o clima apoteótico que só o povo Caprichoso sabe criar.
“O tema veio fortalecer e mostrar o caminho certo. O Caprichoso mais uma vez pensa de uma forma coletiva, em todas as estruturas culturais do município do Brasil. Então, o nosso foco hoje é muito abrangente. Nosso projeto conscientiza, forma, potencializa a nossa cultura, o nosso espaço, a nossa arte, o nosso povo, as pessoas que constroem o festival de verdade, nossos artistas, as pessoas que estão ali, os poeirinhas, as pessoas que empurram a alegoria. É esse povo que faz acontecer essa festa de verdade,” declara o presidente azul, Rossy Amoedo.

Cultura, o triunfo do povo
O auge da festa foi o lançamento do tema 2024, que causou frisson na multidão. O momento foi aguardado com muita expectativa pela nação azul e branca e surpreendeu o povo. Um vídeo de apresentação mostrou o contexto e o embasamento para a temática escolhida pelo Conselho de Arte do Caprichoso. A identidade visual usou bonecos de pano criados por artesãs de Parintins, representantes da cultura popular que embasam o tema.
“Cultura, o triunfo do povo” ressalta a cultura popular e o quanto ela é representativa à humanidade. “É arte, que torna singular os ilhéus de Parintins, com suas cores e expressões, fantasias e alegorias, cantos e danças. É mestre Bacuri, da Marujada de Guerra, que faz do pulsar do seu tambor o símbolo da resistência, onde os bumbás da Amazônia, um dia, foram perseguidos pelas elites,” explica a sinopse contextualizada pelo Conselho de Arte.
“O Caprichoso escolheu pra 2024 esse tema que é a cara de Parintins, é a cara desse lugar encantado, desse lugar onde a gente se descobre a cada dia artista, item, brincante e, a partir disso, a gente vem cantar a nossa brincadeira de boi. ‘Cultura – o triunfo do povo’ é falar justamente dessas pessoas, desse lugar, falar daquilo que nos move, que nos impulsiona como força maior. A cultura em Parintins é a nossa maior bandeira,” conclui o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome.

Fotos: Pedro Coelho e Michel Amazonas

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-04-12 at 14.48.27

Loja oficial do Boi Caprichoso inaugura novo espaço no Plaza Shopping em Manaus

Novo espaço irá reunir toda arte e beleza do universo do Boi Bumbá Caprichoso O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *