sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias / Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica
WhatsApp Image 2023-06-21 at 18.44.50

Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou serviços e ações de educação em saúde à comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste, nesta quarta-feira, 21/6, das 8h às 12h, como parte de evento referente ao Dia Estadual de Combate à Violência Obstétrica, celebrado nesta data.

No evento, realizado pelo Comitê Multi-Institucional de Enfrentamento da Violência Obstétrica, em parceria com a Semsa Manaus e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), as equipes da secretaria municipal promoveram uma roda de conversa sobre direitos da mulher durante o parto e o pós-parto, e ofertaram serviços de saúde aos moradores, incluindo aplicação de vacinas, consultas médicas e de enfermagem e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.

A técnica responsável pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira obstetra Gerda Costa, destacou ainda a ação da Defensoria para a emissão de documentos de identificação, como parte de uma campanha de erradicação do sub-registro civil, e que em última análise também vai assegurar direitos de gestantes e mães da comunidade indígena.

“Queremos identificar as grávidas que estão sem registro de identidade para que, no momento do parto, já tenham esse registro em mãos e possam ter acesso à Declaração de Nascido Vivo (DNV) dos seus respectivos filhos”, explica a enfermeira.

A defensora pública Suelen Paes relatou que a ação conduzida pela Defensoria Especializada em Registros Públicos busca atender uma demanda observada durante outras ações sociais realizadas pela Defensoria na capital.

“Identificamos que boa parte da demanda é de segunda via de documentos e relacionadas à certidão de nascimento. Estamos fazendo uma triagem e informando as pessoas o que elas precisam reunir de documentação para que, numa próxima oportunidade, podermos viabilizar o atendimento”, destacou a defensora.

Uma das moradoras do Parque das Tribos atendida na ação foi Clara Inês Dias, grávida de 29 semanas. Ela aproveitou não só para solicitar a segunda via do documento de identidade como também para saber mais sobre os direitos durante a gestação até o pós-parto.

“É muito importante esse tipo de ação, porque, às vezes, a gente não conhece os direitos da mulher e aqui a gente fica sabendo mais sobre esses direitos na prática”, concluiu.

— — —
Publicado em – https://bit.ly/3NjTTV4

Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Graziela Praia / Semsa

— — —
SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde
Assessor responsável: Andrea Arruda – (92) 99100-0777
E-mail: decom.semsa@gmail.com

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-02-09 at 17.44.58

Oficina criativa desenvolve o bloco “Esturro na Onça”, de desenvolvimento coletivo, na Comunidade do Livramento Evento de encerramento acontece no sábado de Carnaval (10/02) e conta com a participação de moradores da comunidade, que participaram da idealização do projeto “Festa na Comunidade”.

A oficina criativa – Festa na comunidade desenvolvida com a participação de moradores, tem encerramento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *