segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Entretenimento / Anne Moura amplia atuação política
WhatsApp Image 2023-05-31 at 13.55.00

Anne Moura amplia atuação política

A amazonense foi indicada coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos

Nesta terça-feira (30), na Câmara dos Deputados em Brasília, a secretária nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Anne Moura, foi indicada por unanimidade por representantes de 13 partidos como coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos.

A amazonense, que acumula larga experiência dentro do PT e deu o primeiro passo na busca por cargo eletivo no Poder Executivo na última eleição quando concorreu ao cargo de vice-governadora ao Governo do Amazonas numa chapa estruturada com o MDB, foi escolhida por representantes de partidos diferenciados. Anne Moura foi aclamada por Dora Pires (PSB), Kátia Lobo (MDB), Cristiana Almeida e Mary Cruz (REDE), Niege Todrigues (PSOL), Juliete Matos (Cidadania), Shirley Torres (PV), Daniele Costa (PCdoB, Teresa Nelma (PSD), Cida Santos (Solidariedade), Luciana Loureiro (PSDB), Miguelina Vecchio (PDT) e Lídia Moura (PMN).

“Agradeço às companheiras que confiaram em mim para assumir esta coordenação. O Fórum é um espaço pluripartidário que busca articular, debater e garantir uma maior participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão. Nosso objetivo é consolidar os avanços já alcançados, ampliar conquistas e combater a violência política de gênero que ainda distancia mulheres da vida pública. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Anne Moura.

Fórum

O Fórum, fundado há 17 anos, luta pela manutenção e ampliação de direitos das mulheres. Pleiteiam que 30% dos recursos partidários assim como do tempo de rádio e TV sejam direcionadas para as filiadas e candidatas. Embora a participação feminina venha crescendo desde a primeira eleição em que as mulheres puderam votar e serem votadas em 1932, ainda é pequena diante da bancada masculina.

Na Câmara dos Deputados, em 1933, havia apenas uma parlamentar eleita. No ano passado, 91 venceram nas urnas e ganharam cargos no Poder Legislativo Federal. Mesmo com o avanço, elas representam apenas 17,7% do total de deputados federais.

As participantes do fórum argumentam que diversas pesquisas demonstram que a maior participação e eleição de mulheres aumentam os índices sociais das cidades e diminuem a mortalidade infantil pelo fato delas terem um olhar mais sensível para com as necessidades dos outros.

Anne Moura

Anne Moura possui vasta experiência política como secretária Nacional de Mulheres do PT. Foi a mais jovem filiada a ocupar o cargo de secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico do partido.

Foi responsável pela criação do Projeto Elas Por Elas, que tem impactado positivamente na capacitação e formação de mulheres candidatas. O trabalho a tornou referência na América Latina. Além disso, atuou como membro do Foro de São Paulo, da Federação Brasil da Esperança e da Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina (Copppal).

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *