segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Uso do preservativo reduz o risco da gravidez precoce e das ISTs
WhatsApp Image 2023-02-06 at 08.26.16

Uso do preservativo reduz o risco da gravidez precoce e das ISTs

O ato sexual de forma desprotegida pode levar as pessoas a contraírem doenças ou até mesmo a gravidez indesejada. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência iniciada na última quarta-feira, 01/02, vem lembrar da importância de medidas preventivas e educativas que contribuem para a redução da incidência da gravidez na adolescência e do uso do preservativo.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, a gestação na adolescência é uma situação que aumenta a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de piorar os problemas socioeconômicos já existentes. Para a infectologista Dra. Priscila Carraro Merlos, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, é muito importante que exista uma educação sexual que possa explicar o que é, os riscos e esclarecer que não envolve somente o prazer, mas responsabilidades que podem impactar no futuro.

“Quando se tem alguma relação desprotegida pode se contrair as famosas infecções sexualmente transmissíveis. As principais são o HIV, a sífilis e as hepatites, além da clamídia e gonorreia. Com exceção da sífilis, não há cura dessas doenças, depois que se contrai só é possível o controle. É muito importante que se faça a prevenção”, ressaltou Priscila.

ISTs podem prejudicar a saúde do adolescente e da criança concebida numa relação desprotegida. Ter uma gestação associada às doenças pode ser potencialmente fatal e grave para o feto. A sífilis congênita, por exemplo, e o HIV são doenças que podem acometer a criança pelo resto da vida, podendo levar inclusive a óbito.

As medidas de saúde que devem ser tomadas pelos adolescentes que estão iniciando a vida sexual, é usar sempre o preservativo tanto nas relações esporádicas como nas fixas, realizar testes e exames de rotina que possam identificar ISTs, contudo, o cuidado serve também para que se evite uma gestação.

Outro fator importante é para quem deseja ter um relacionamento fixo, por exemplo, antes de se expor sem o uso do preservativo é recomendável que ambos realizem os exames que detectem as infecções e após o ato agendar visitas constantes ao médico.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 99454-9329
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *