segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Prefeitura de Manaus promove ‘Ação Solidária de Doação de Sangue’ em parceria com o Hemoam
Doação de Sangue na Semad - Foto Thelson Souza - Semad (3)

Prefeitura de Manaus promove ‘Ação Solidária de Doação de Sangue’ em parceria com o Hemoam

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), promoveu, nesta terça-feira, 7/2, a “Ação Solidária de Doação de Sangue”, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A ação aconteceu na Semad, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus.

 

A atividade resultou na doação de 61 bolsas de sangue, que vão atender até 244 pessoas. Os servidores passaram por uma triagem e fizeram a doação no ônibus do Hemoam, o “Vampirão”. O objetivo é estimular a solidariedade entre os servidores da Semad e demais secretarias envolvidas.

 

“Fazemos questão de estimular, entre os nossos servidores, as ações de solidariedade, aí incluída a doação de sangue, tanto que a prefeitura possui um quantitativo relevante de servidores que já são assíduos na doação. E como estamos nos aproximando dos festejos carnavalescos, é importante que o estoque do Hemoam esteja abastecido para o caso de alguma necessidade. Lembrando que atividades altruístas, sejam quais forem, liberam endorfina e reduzem o estresse”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

 

A Divisão de Serviço Social (DISS) da Semad planeja todas as ações sociais que irá realizar durante o ano, e a doação de sangue já faz parte desse calendário. “A doação de sangue acontece três vezes ao ano, em parceria com o Hemoam. A próxima será em junho e a última no mês de outubro, junto com a festa do Dia do Servidor. A mobilização acontece em todas as secretarias, para que todos possam participar”, afirmou a chefe da DISS, Lucia Vidal. O servidor, que promove esse ato de solidariedade salvando vidas, tem direito a dois dias de folga, após a doação.

 

Doação de sangue

 

Doar sangue é considerado um dos atos de solidariedade mais genuíno. Por meio dele, milhares de vidas são salvas. A doação de sangue é um processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

 

Para doar, é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos;

– Pesar, no mínimo, 50 quilos;

– Estar saudável;

– Estar bem alimentado e descansado;

– Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);

– Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60;

 

— — —

Texto – Juliana Maquiné / Semad

Fotos – Thelson Souza/Semad

 

Em anexo

 

SEMAD – Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão

Assessor Responsável: Sandra Monteiro – (92) 99323-6381

E-mail: comunicacao.semad@gmail.com

— — —

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844

Prefeitura de Manaus

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *