A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), promoveu, nesta terça-feira, 7/2, a “Ação Solidária de Doação de Sangue”, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A ação aconteceu na Semad, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus.
A atividade resultou na doação de 61 bolsas de sangue, que vão atender até 244 pessoas. Os servidores passaram por uma triagem e fizeram a doação no ônibus do Hemoam, o “Vampirão”. O objetivo é estimular a solidariedade entre os servidores da Semad e demais secretarias envolvidas.
“Fazemos questão de estimular, entre os nossos servidores, as ações de solidariedade, aí incluída a doação de sangue, tanto que a prefeitura possui um quantitativo relevante de servidores que já são assíduos na doação. E como estamos nos aproximando dos festejos carnavalescos, é importante que o estoque do Hemoam esteja abastecido para o caso de alguma necessidade. Lembrando que atividades altruístas, sejam quais forem, liberam endorfina e reduzem o estresse”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.
A Divisão de Serviço Social (DISS) da Semad planeja todas as ações sociais que irá realizar durante o ano, e a doação de sangue já faz parte desse calendário. “A doação de sangue acontece três vezes ao ano, em parceria com o Hemoam. A próxima será em junho e a última no mês de outubro, junto com a festa do Dia do Servidor. A mobilização acontece em todas as secretarias, para que todos possam participar”, afirmou a chefe da DISS, Lucia Vidal. O servidor, que promove esse ato de solidariedade salvando vidas, tem direito a dois dias de folga, após a doação.
Doação de sangue
Doar sangue é considerado um dos atos de solidariedade mais genuíno. Por meio dele, milhares de vidas são salvas. A doação de sangue é um processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.
Para doar, é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar, no mínimo, 50 quilos;
– Estar saudável;
– Estar bem alimentado e descansado;
– Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
– Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60;
— — —
Texto – Juliana Maquiné / Semad
Fotos – Thelson Souza/Semad
Em anexo
SEMAD – Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão
Assessor Responsável: Sandra Monteiro – (92) 99323-6381
E-mail: comunicacao.semad@gmail.com
— — —
Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
(92) 3625-6921 / 3625-6844