segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Pitaya ou fruta-do-dragão: fruta que ganha cada vez mais popularidade tem alto valor nutricional, aponta Idam
IDAM- NUTRICIONISTA DEISY SOUZA - IVY MARCELLE

Pitaya ou fruta-do-dragão: fruta que ganha cada vez mais popularidade tem alto valor nutricional, aponta Idam

Órgão trabalha para fomentar e difundir cultivo no Amazonas, boa alternativa para agricultores no estado

 

Uma fruta cuja popularidade apenas cresce, a pitaya oferece uma série de benefícios de saúde que, juntamente ao seu sabor, fazem dela uma boa alternativa para os agricultores do Amazonas. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), do Governo do Estado, tem trabalhado para fomentar e difundir seu cultivo.

 

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribuem no combate aos radicais livres. Além disso, a casca possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer. Por outro lado, as sementes colaboram para o bom funcionamento do estômago e do intestino.

 

Do ponto de vista nutricional, o consumo diário de uma porção, 100 gramas da fruta in natura, é o mais indicado para se extrair ao máximo os seus benefícios. A fruta é de baixa caloria, tendo cerca de 45 calorias a cada porção.

 

A nutricionista Deisy Souza dá três motivos para ter a fruta como uma opção, desde introdução alimentar a aliada no tratamento do câncer.

 

“Pitaya é rica em vitamina A e C, que fortalecem os sistemas imunológicos. Contendo bastante ferro em sua composição, ajuda a prevenir e tratar a anemia. E, por fim, há a presença de fósforo, cálcio e magnésio, que agirão no fortalecimento dos ossos”, enfatiza Deisy.

 

Bem-estar

A pitaya – também chamada fruta-do-dragão, em razão da casca composta de escamas – possui ainda betalaínas, espécie de pigmento presente em diferentes cores em flores e frutos, e que são um forte antioxidante natural, combatendo radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas e o envelhecimento e morte celular.

 

Para pacientes como Cintia Lopes, a fruta auxilia também no bem-estar e ameniza as sensações que o câncer de mama traz.

 

“Passei a fazer a ingestão da pitaya ainda no tratamento do câncer de mama. Sentia minha pele mais hidratada e com um aspecto mais corado, mais energia ao longo do dia e um sistema digestivo mais funcional. Recomendo, sim, associado à uma dieta balanceada, o uso de pitaya como uma forte aliada ao tratamento de câncer”, aponta Cintia.

 

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

 

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, Km 17 – Santa Etelvina.

 

FOTOS: Idam/Ivy Marcelle

 

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Nailson Castro (99113-2311), Ártemis Cunha (98406-5021), Rita Ferreira (98208-9685) e Antônio Barros Jr. (98145-1183).

 

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *