segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Entretenimento / Carnaval na Floresta: Sejusc conta com rede de proteção à mulher para assistência durante o período de festas
SAPEM PARQUE 10 - Foto Lincoln Ferreira-Sejusc (1)_Easy-Resize.com (1)

Carnaval na Floresta: Sejusc conta com rede de proteção à mulher para assistência durante o período de festas

Rede é coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres

Durante o período do Carnaval, os casos de violência contra a mulher costumam aumentar em cerca de 50%. O indicativo é da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Para prevenir essas violações dos direitos, a pasta possui uma ampla rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher que pode ser acionada durante o período festivo.

As vítimas de violência podem fazer registro dos casos nas delegacias especializadas ou em uma das seis unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), que dispõem de um atendimento humanizado, com apoio psicossocial, encaminhamento jurídico, capacitação profissional, orientação familiar e projetos especializados, visando a autonomia da mulher e a saída do ciclo de violência.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, reforça os serviços de assistência à mulher no Estado, fortalecidos por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), garantindo o trabalho da pasta que conta com frentes de trabalho para atuar no período de festas carnavalescas e prevenir essas violações.

“No último carnaval, em 2020, foram mais de 400 atendimentos durante a época, e neste estamos prevendo um aumento de 58% nos casos devido a necessidade da população, já que nesses últimos anos foram disponibilizadas mais unidades de atendimento, delegacias e centros de apoio. Durante as festas vamos trabalhar ao máximo a conscientização e segurança dessas mulheres”, afirma a secretária.

Onde procurar

Em casos de urgência, a vítima pode procurar o Sapem zona centro-sul, na Av. Mário Ypiranga, 3395, Conjunto Eldorado, no Parque 10. Lá, são realizados acolhimentos provisórios com regime de plantão 24 horas, todos os dias.

Coordenada pela SEPM da Sejusc, a rede abrange equipes das seis unidades do Sapem, distribuídas em todas as zonas de Manaus.  Além do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), localizado na zona sul.

No interior, a rede está presente por meio do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), com unidades nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Maués, Tabatinga, Humaitá e Tefé. A secretária executiva da SEPM, Maricília Costa, reforça a importância de conhecer os serviços disponibilizados, principalmente nas festas de Carnaval, devido ao aumento das violências e assédios à mulher durante o período.

“Carnaval, bebida alcoólica, né? Onde os homens se excedem na bebida, fazendo com que importune essas mulheres e isso leva com que elas cheguem à delegacia e em nossos Sapem para fazer essa denúncia, justamente por a bebida tornar o inconsciente na pessoa. O Sapem é a nossa porta de entrada para essas mulheres que sofrem algum dano”, reforçou a secretária.

A Sejusc também conta com a cartilha “Mulheres, seus direitos na palma da mão” com informações sobre a rede de proteção à mulher, visando conscientizar e informar a sociedade sobre os tipos de violência e a rede de atendimento. A cartilha ainda conta com canais de denúncia, localizações das unidades do Sapem, Cream e Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCM).

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

SONORA: Secretária Sejusc – Jussara Pedrosa

Secretária Executiva de Política das Mulheres – Maricília Costa

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania: Lívia Anselmo e Suelen Gonçalves  (98421-1816 / ascom.sejusc@gmail.com)

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *