segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Entretenimento / Artesãos de Rio Preto da Eva recebem visita da equipe técnica da Ciama
WhatsApp Image 2023-01-20 at 15.39.22

Artesãos de Rio Preto da Eva recebem visita da equipe técnica da Ciama

Comunidades indígenas também receberam a visita

Na manhã desta sexta-feira (20), as assessoras técnicas da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aline Guimaraes e Cira Senna, participaram de uma exposição de artesanato na Escola Municipal Alegria de Saber, no Centro de Rio Preto da Eva. O objetivo é conhecer as potencialidades do trabalho artesanal e dar apoio para fomentar ainda mais a atividade no município.

Dentre os produtos artesanais da exposição, estavam cestas, vasos de plantas, peças de roupas, chapéus, mochilas, panos de prato, garrafas personalizadas, e esculturas feitas com madeira talhada. Alem de mostrar o trabalho, os artesãos também puderam explicar o tipo de material utilizado para confeccionar as peças, as dificuldades no desenvolvimento desse trabalho, a forma de divulgação, dentre outros assuntos.

A Ciama em parceria com a prefeitura de Rio Preto da Eva atua para identificar os artesãos da cidade, fazer um cadastro e posteriormente, alocar todos eles em um espaço para que os produtos possam ser comercializados. “No projeto do Distrito Bioagroindustrial de Rio Preto da Eva (BioDarpe) existe um espaço que será utilizado para venda de artesanato, e nossa ideia é de que os artesãos da terra sejam os beneficiados e levem seus produtos para vender no local, mas para isso precisamos começar esse trabalho desde agora”, disse Cira Senna.

“O que nós mais precisamos é deste local para vendermos o nosso produto. A gente confecciona e acaba divulgando apenas pelas redes sociais ou fazendo por encomenda. Com um local fixo, vai ficar muito melhor pra gente expor e vender”, disse a artesã Elma Leandro.

Artesanato Indígena

Na última quinta-feira (19), a equipe da Ciama também visitou três comunidades indígenas de Rio Preto da Eva para verificar os artesanatos produzidos pelos indígenas. Receberam as visitas a comunidade indígena Beija-Flor, na zona urbana do município, e outras duas comunidades localizadas na zona rural.

Em todas elas, foram identificadas grande potenciais de artesanatos utilizando produtos da própria natureza. São colares feitos com dentes de animais, itens feitos com côco, tucumã, casca de caramujo, pedras, raízes, madeira, e muitos outros.

Produtos de beleza também foram apresentados às assessoras técnicas da Ciama. Sabonetes, máscaras, shampoo, tudo feito com argilas de diversas cores, e com diferentes aspectos e nutrientes específicos para a pele.

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *