segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Entretenimento / Abrasel no Amazonas conclui que ano de 2022 foi positivo para o setor
WhatsApp Image 2023-01-25 at 14.45.09

Abrasel no Amazonas conclui que ano de 2022 foi positivo para o setor

O ano foi de recuperação econômica para o setor de alimentação fora do lar, apesar de algumas dificuldades enfrentadas, afirma presidente Rodrigo Zamperlini

O setor da alimentação fora do lar em Manaus fecha o ano com balanço positivo em relação ao ano de 2021, onde o país enfrentava uma pandemia e os bares e restaurantes foram os mais prejudicados pelas restrições exigidas e já em 2022, o ano foi de recuperação para a maioria dos empreendimentos que conseguiram crescer e se recuperar ofertando até vagas de emprego movimentando assim a economia local.
De acordo com o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, “Os serviços da alimentação fora do lar passaram por um processo de recuperação econômica no ano de 2022, apesar de pouco lucro das empresas por causa da inflação. E mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor, muitos empreendimentos não repassaram a diferença de preços aos cardápios e ao bolso do consumidor”, afirma Zamperlini.
Ele ainda nos relata que o delivery foi uma das atividades que se consolidou com força total, seja para complementar, ou mesmo como atividade principal, fazendo toda a diferença para algumas empresas que optaram pelo serviço. E ainda a retomada da empregabilidade também foi um dos destaques do ano, apesar da dificuldade de encontrar profissionais qualificados para as vagas, foi possível dar uma reaquecida na nossa economia.
Já pelo outro lado, o presidente se mostra preocupado com a aprovação do projeto de lei de aumento do ICMS, aprovado pela Aleam, em meados de dezembro. “Essa é uma medida que vai impactar diretamente as atividades produtivas e comerciais, mas principalmente os bolsos dos consumidores menos favorecidos” declara Rodrigo.
Ganhos para o setor
O setor teve uma importante vitória para as empresas que foi a implementação do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), pela lei 14.148, que teve como objetivo a redução de multas e juros, assim como ampliação de prazo de pagamento para os empreendimentos que tinham débitos tributários.
Houve também a isenção de quatros tributos, no período de 5 anos, para empresas que se enquadram dentro do programa, dando um ótimo tempo para este setor que foi prejudicado pelos impactos da pandemia.
Novos projetos e metas 2023
A Abrasel Nacional criou a “Abrametas”, que será implantada por todas as seccionais, trata-se de um plano de ações voltadas para crescimento e desenvolvimento a partir de cinco metas principais, como: o crescimento de associados, maior presença nos municípios do interior, estabilidade financeira e voz ativa no aumento de nossa representatividade institucional.
A associação também tem um projeto para ser desenvolvido de um evento gastronômico local, além dos que já fazem parte do calendário anual da Abrasel e o ponto alto deste ano será a Figa (Feira Internacional de Gastronomia Amazônica) que vai acontecer no final setembro.
Já pela questão da sustentabilidade a Abrasel no Amazonas tem um projeto de recolhimento de resíduos e reciclagem em parceria com uma empresa desta modalidade e para finalizar com chave de ouro vai ser também iniciado um projeto para reconhecer Manaus como uma das cidades criativas da gastronomia da Unesco no Brasil, ao lado das 4 cidades que já têm esse título que são: Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 98418-4118
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Você pode Gostar de:

Andrezinho

Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/06) pela organização do evento   O Kwati Club, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *