terça-feira ,30 abril 2024
Home / Noticias / Novembro Azul: Homens devem ficar atentos para a realização do exame de próstata
WhatsApp Image 2022-11-10 at 15.06.10

Novembro Azul: Homens devem ficar atentos para a realização do exame de próstata

A Campanha Novembro Azul vem alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e motivar para a realização do exame de próstata. Dados recentes apontam que no Brasil, a doença é a causa da morte de 28,6% dos homens que desenvolvem neoplasias malignas. Silenciosa na fase inicial, este tipo de câncer evolui lentamente de forma assintomática, por isso, a ação incentiva check-ups clínicos periódicos para a preservação da saúde.

O diagnóstico precoce é a única forma de assegurar a cura que deve ser feito pela análise dos resultados dos exames de toque retal e de sangue conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). “90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente, por isso a necessidade do r​​astreamento na população masculina”, alertou o urologista, Daniel Pinheiro Ferreira, do Grupo Hapvida Notredame Intermédica.

A próstata é uma glândula que integra o sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas e circunda a primeira camada da uretra. É responsável pela produção do esperma juntamente com as vesículas seminais e está localizado logo abaixo da bexiga. Fatores de risco podem favorecer o aparecimento da doença na região, como: o envelhecimento, histórico familiar da doença, obesidade, pessoas negras e hábitos alimentares pouco saudáveis.

A orientação do médico é que os homens comecem seus exames, a partir dos 45 anos, mesmo sem apresentar sintomas, principalmente os que integram o grupo de risco. Alguns sintomas começam a aparecer somente quando os tumores já estão em estado avançado. Nesta fase podem surgir: dores ao urinar, nos ossos, vontade constante ao urinar ou presença de sangue na urina ou sêmen são indicativos da doença.

O tratamento do câncer vai depender de diversos aspectos apresentados pelo profissional de saúde. O estado de saúde atual, o avanço da doença e expectativa de vida, são alguns dados que são considerados. Em situações de tumores com baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, onde deve-se fazer um acompanhamento do desenvolvimento da doença.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 99454-9329
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-04-12 at 14.48.27

Loja oficial do Boi Caprichoso inaugura novo espaço no Plaza Shopping em Manaus

Novo espaço irá reunir toda arte e beleza do universo do Boi Bumbá Caprichoso O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *