terça-feira ,30 abril 2024
Home / Noticias / Em sessão emocionante, Mayra Dias recebe título de cidadania parintinense
WhatsApp Image 2022-11-17 at 08.41.33

Em sessão emocionante, Mayra Dias recebe título de cidadania parintinense

Um noite que ficará marcada na história e na vida da primeira dama de Parintins, Mayra Dias, que recebeu nesta quarta-feira (16) o título de cidadania parintinense. A outorga é de autoria do vereador Paulo Linhares (UB) e foi entregue na sessão do poder legislativo realizada no Parintins Convention Center. Também foram homenageados na solenidade o desembargador Wellington Araújo, com o título de cidadania parintinense e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, que recebeu a medalha do mérito legislativo Raimundo Almada.

Mayra Dias é uma atuante defensora das populações interioranas. Sua história sempre esteve ligada à persistência, a luta e a representatividade. Sua jornada  é inspiração para muitas pessoas. Durante a entrega do título, um vídeo com imagens do filho Henry Garcia lhe emocionou. Na tentativa de segurar as lágrimas ela foi surpreendida com a homenagem dos bois Caprichoso e Garantido que se uniram para agradecer pelo incentivo aos movimentos culturais do Amazonas.

O bumbás evoluíram e lhe entregaram presentes. O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, evidenciou que Mayra tem a cara do povo do Amazonas. “Mayra Dias, além do título de cidadania, te daria o título de embaixadora do do Amazonas, pois conhece como ninguém esse povo”.

O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade ressaltou que Mayra já era parintinense de coração e agora passava a ser de documento. “Deputada Mayra, o povo parintinese tem muito orgulho de tê-la como conterrânea”, disse.

Grupos, movimentos e pessoas que tiveram suas vidas mudadas a partir do trabalho voluntário de Mayra Dias fizeram questão de homenagea-la. Patrícia Evangelista, por meio de um poema, ressaltou o cuidado que ela, como madrinha do Centro de Atenção Psicossocial Adolfo Lourido, tem com cada um dos usuários. A jovem Angélica entregou uma tela produzida pelos usuários como forma de agradecimento pelo apoio sempre dispensado aos usuários e usuárias do Caps.

As senhoras do Serviço de Convivência da Pessoa Idosa emocionaram Mayra. A Dra. Elizabeth Orize lembrou que a homenageada quando deu entrada no Hospital Jofre Cohen para ter seu filho, foi solidária com as mães que ali estavam. “Parabéns Mayra, pelo exemplo de ter seu filho no Hospital Jofre Cohen, por encorajar as mães e por estar ao lado delas”.

Outro momento de muita emoção aos presentes foi a apresentação das pessoas com deficiência do Núcleo Girassol, idealizado por Mayra Dias e do setor de inclusão da Secretaria de Educação que por meio de apresentação teatral encenaram  a importância de Deus na vida de todos.

Em seu discurso, Mayra mostrou um pouco da sua jornada. Sua paixão por Parintins desde os 8 anos de idade, seu amor pelo Festival Folclorico, sua persistência ao acreditar nos sonhos e lutar pelos objetivos. O casamento com o prefeito Bi Garcia, o nascimento do filho Henry  e sua decisão em entrar na vida política. “Jamais tive pretensão política e mesmo com todos os convites feitos eu estava relutante em não aceitar, mas essa experiência na linha de frente da Pandemia da Covid-19 me encorajou a aceitar o desafio de ser a voz do povo do interior na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas”, contou.

Mayra foi eleita como deputada estadual com mais de 35 mil votos na eleição de outubro deste ano e a partir de fevereiro de 2023 estará no parlamento estadual. “Tive votos em 45 municípios do meu Estado, Parintins me deu uma votação consagradora e vou retribuir cada voto com muito trabalho e dedicação”, salientou.

Antes do fim da sessão um grupo de mulheres formado por lideranças comunitárias, indígenas, formadoras de opinião surpreenderam o cerimonial e quebraram o protocolo ressaltando uma das frases muito usada por Mayra Dias, “o lugar da mulher é onde ela quiser”. A líder indígena Nira Sateré afirmou que Mayra será a representante de todas as mulheres e que levará a voz das populações do interior para o centro da política amazonense. “Essa é nossa homenagem e estamos aqui para reafirmar que todas nós mulheres estamos com ela” concluiu.

Fotos: Pedro Coelho

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-04-12 at 14.48.27

Loja oficial do Boi Caprichoso inaugura novo espaço no Plaza Shopping em Manaus

Novo espaço irá reunir toda arte e beleza do universo do Boi Bumbá Caprichoso O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *