terça-feira ,30 abril 2024
Home / Noticias / Em Barreirinha, Idam reúne técnicos, pecuaristas e coordenadores do projeto Mais Pecuária Brasil
WhatsApp Image 2022-11-23 at 18.04.25

Em Barreirinha, Idam reúne técnicos, pecuaristas e coordenadores do projeto Mais Pecuária Brasil

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou, na manhã desta quarta-feira (23/11), na sede do município Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), uma reunião de alinhamento entre os técnicos da Unidade Local (Unloc), representantes do Projeto Mais Pecuária Brasil (PMPB) e seis produtores pecuaristas, com o objetivo de orientar sobre o protocolo de inseminação artificial a ser feito com sêmen doado providenciado e doado pelo projeto.

O melhoramento genético dos animais utilizados na produção leiteira está entre as prioridades das ações no município, um grande produtor de carne e laticínios.

De acordo com Rafael Koide, gerente do Idam Barreirinha, os pecuaristas vão evoluir a reprodução de seu rebanho para a raça Girolando, uma raça com capacidade de produzir até 16 litros de leite por dia, de fácil adaptação ao clima tropical do Brasil, grande resistência e adequação ao meio ambiente.

O gerente explica que cada agricultor vai receber 20 doses de sêmen para aplicação a partir de janeiro. “É um grande passo para os criadores do município, que vão fazer esse melhoramento genético praticamente a custo zero, com o Idam dando suporte e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares garantindo os recursos e aplicando o protocolo. Quando anunciamos, poucos acreditaram, mas está acontecendo e vamos sim, melhorar nosso rebanho”, afirma Koide.

Barreirinha

Barreirinha é um município com aproximadamente 32 mil habitantes (IBGE/2021), localizado no limite entre os estados do Amazonas e Pará, com grande produção em diversas culturas, como macaxeira, abacaxi, melancia, entre outras. Além da pecuária bovina, também tem a suína, com grande parte da produção sendo comercializada com outros municípios. A prefeitura municipal, devido aos benefícios que o melhoramento genético garantirá aos produtores locais, também participa das ações e garante todo o suporte para as reuniões e ações do projeto.

Texto: NAILSON CASTRO

FOTOS: Rafael Koide Idam/Barreirinha
—-
Meus amigos. Trago mais uma sugestão para publicação ou mesmo sugestão de pauta para tv e rádio.
A degustação ocorreu no sábado, mas somente hoje o responsável trouxe as fotos e no os repassou o assunto. Acredito, pá relevância do assunto, que o registo vale a pena.

Assunto que trata de uma potencialidade do Amazonas, o cultivo do Café, que já gera riqueza em municipios como Silves.
👇🏽
Idam participa da degustação de colheita de café em Presidente Figueiredo

A colheita foi feita pela Associação Cáritas, ramal da Morena, em trabalho iniciado em 2019, de café plantado com a orientação do Idam

Realizada na última sexta-feira (19/11), a degustação da primeira colheita oficial da plantação de Café, do tipo Robustas Amazônico, na área adjacente da Hidroelétrica de Balbina, município de Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus, confirma o potencial produtivo e econômico dessa cultura.

A colheita foi feita pela Associação Cáritas, ramal da Morena, em trabalho iniciado em 2019, de café plantado em 2020, com a colaboração do produtor de café Roque Lins (Silves) e orientação da Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Ag…

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-04-12 at 14.48.27

Loja oficial do Boi Caprichoso inaugura novo espaço no Plaza Shopping em Manaus

Novo espaço irá reunir toda arte e beleza do universo do Boi Bumbá Caprichoso O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *