sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias / Dodó Carvalho recebe título de ‘Cidadão do Amazonas’ da Aleam, nesta terça (29)
WhatsApp Image 2022-11-28 at 08.46.55

Dodó Carvalho recebe título de ‘Cidadão do Amazonas’ da Aleam, nesta terça (29)

Com atuação destacada em dois dos mais estratégicos setores do Amazonas – a navegação fluvial e o Festival de Parintins – o empresário Claudomiro Picanço Carvalho Filho, mais conhecido como Dodó Carvalho, recebe na próxima terça-feira (29), a partir das 11h45, o título de Cidadão do Amazonas da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em cerimônia que será realizada no plenário Ruy Araújo.

A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Saullo Viana pela trajetória empreendedora e de sucesso de Dodó, e também pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.

“Apesar de não ter nascido no Amazonas, Dodó morou aqui boa parte da sua vida, trabalhando e trazendo contribuições positivas para o nosso Estado, seja como empreendedor ou defensor da nossa maior manifestação cultural. Portanto, acredito que estaremos fazendo uma justa homenagem a ele, que ainda tem muito a somar com o Amazonas”, disse o deputado.

Navegação
Dodó Carvalho nasceu, em 1965, na cidade de Óbidos (PA), e iniciou sua carreira profissional no Município de Parintins aos 15 anos de idade, na empresa criada pelo pai Claudomiro que atuava na comercialização e no transporte de derivados de petróleo na região do Baixo Amazonas.

Aos 20 anos, o empresário desembarca em Manaus, onde surgem oportunidades de novos negócios e de expansão da empresa, entre as quais se destacam a aquisição do Posto San Remo, na entrada do bairro Cidade Nova, o fortalecimento da navegação de balsas nas rotas Manaus/Porto Velho (RO) e entre Manaus e o interior do Estado, e as parcerias com a Esso do Brasil, Petrobras e Fogás.

A capital amazonense se tornou, neste período, a base operacional da SC Transportes, que atualmente é uma referência nacional no setor e está presente no Amazonas, Pará, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina, gerando centenas de postos de trabalho e operando em diversos segmentos da navegação, como o transporte de contêineres, cargas gerais, grãos e na locação de embarcações, além de possuir em seu currículo, atuação em grandes obras logísticas do Estado, como a construção do Bumbódromo de Parintins e do gasoduto Coari-Manaus.

A defesa da navegação fluvial e da importância do modal para o desenvolvimento econômico e social do Estado sempre foi uma constante na carreira de Dodó Carvalho.
Atualmente, ele é o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), além de ter presidido o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) por seis anos, e ter apresentado ao cenário político nacional em 2018, projetos e políticas para fomentar o setor, quando se candidatou a uma vaga na Câmara do Deputados em Brasília.

Casado há 30 anos com Iêda Baraúna Pinheiro Carvalho com quem tem uma filha, Isabel Carvalho, e um filho, Claudomiro Neto, o empresário foi agraciado em 2021, com o título de ‘Cidadão Manauara’, pela Câmara Municipal de Manaus, em projeto do vereador Jander Lobato.

Caprichoso
Além da navegação fluvial, Dodó Carvalho é um defensor do Festival de Parintins e principalmente, do Boi Caprichoso, do qual foi presidente no biênio 2001/2002.

Como incentivador da cultura amazonense, na década de 1980, foi um dos fundadores do grupo “Ala Jovem” do Caprichoso em Parintins. E em Manaus, foi um dos criadores do “Bar do Boi” e do “Movimento Marujada”, do qual também foi presidente.

Com 35 anos de idade, o mais jovem presidente do Caprichoso até o momento, Dodó levou para o Boi toda sua experiência como gestor e foi o primeiro dirigente a modernizar a estrutura da agremiação, baseando-se no tripé econômico, cultural e social, humanizando toda a estrutura do Boi.

“Essa homenagem me enche de orgulho porque em janeiro irei completar 58 anos de vida, inteiramente dedicados muito mais ao ‘ser do que ao ter’ e com o reconhecimento pelo trabalho em dois segmentos fundamentais para nosso Estado que é a cultura de Parintins e a navegação fluvial, ambos indispensáveis para o crescimento, o desenvolvimento e o futuro do Amazonas”, destacou Dodó Carvalho.

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-02-09 at 17.44.58

Oficina criativa desenvolve o bloco “Esturro na Onça”, de desenvolvimento coletivo, na Comunidade do Livramento Evento de encerramento acontece no sábado de Carnaval (10/02) e conta com a participação de moradores da comunidade, que participaram da idealização do projeto “Festa na Comunidade”.

A oficina criativa – Festa na comunidade desenvolvida com a participação de moradores, tem encerramento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *