sábado ,22 junho 2024
Home / Noticias / Guardiões do boi: Vaqueirada do Boi Garantido ergue as lanças para mais um Festival Folclórico
WhatsApp Image 2022-06-17 at 12.55.29

Guardiões do boi: Vaqueirada do Boi Garantido ergue as lanças para mais um Festival Folclórico

Parintins – “Tem coisa mais linda do que proteger nosso amado Garantido?”, resume o que é a vaqueirada o vaqueiro de “primeira viagem”, MA Medeiros.

O novo vaqueiro explica que respondeu a convocação do Boi para  ser vaqueiro e, mesmo tendo “entrada” na arena como compositor, resolveu se inscrever para realizar um sonho. Porém, estar na  Vaqueirada também é uma forma de homenagear o amigo Rafael Marupiara, compositor da icônica toada “O Vaqueiro”, que faleceu vítima da Covid-19.

“Vaqueirada é um item maravilhoso, tradicional e que tem belas toadas. Vamos evoluir com “O Vaqueiro” e será emocionante”, resume o novo integrante do item coletivo.

Ele, que faz parte de tradicional família encarnada, é um dos 40 vaqueiros do Boi Garantido, que ajustam os detalhes finais para a participação no 55° Festival Folclórico de Parintins. Os guardiões do boi, item n° 18, entrarão inovadores na arena, de acordo com a coordenação.

Entre os vaqueiros da Baixa está Tânia Lira, a única integrante mulher atualmente entre os Guardiões do Boi. Segundo ela, isso vem de raiz. O pai e o irmão faziam parte da Vaqueirada e hoje ela segue a tradição familiar.

“Me sinto feliz em poder estar entre eles realizando o meu sonho”, disse completando que, além de brincar na vaqueirada, ela  costura e produz adereços.

O item também tem membros de outros lugares, como Ney Cardoso, estreante da Vaqueirada, que destaca que a expectativa é grande para viver o momento tão esperado. “Ouvi no rádio que estavam querendo vaqueiros e fui correndo  fazer a inscrição. Hoje,  estou aqui e será o primeiro ano na vaqueirada. Estou ansioso, emocionado e não vejo a hora de pisar no bumbódromo e esbanjar esse amor dentro de mim, pois sou apaixonado pelo Garantido”, declarou.

Inovação

Neffe Tales, vaqueiro há três anos, destaca que o Garantido trará uma Vaqueirada inovadora para a arena. “A Vaqueirada vai surpreender o público e o contrário. Seremos  revolucionários com criatividade, indumentárias e coreografias”,  adiantou.

Preparo

Ele também enfatizou que é necessário ter preparo físico e psicológico para resistir as três noites de apresentação, pois cada lança pesa cerca de 40 a 50 kg. “Os cavalinhos, indumentárias e o tempo de evolução somam para que esse peso redobre”, finalizou.

Salomão Amaral, um dos coordenadores da Vaqueirada, explica que os vaqueiros guardam o Garantido, evoluindo ao redor dele, com lanças e cavalos.

Ele também aponta os quesitos julgados. “Somos avaliados em três segmentos: definição, méritos e elementos comparativos. Dentro disso estão inseridas beleza, coreografia, indumentárias e sincronia entre os elementos. Então não é simplesmente fazer um círculo ao redor do boi, existe todo um trabalho e preocupação em apresentar um ótimo trabalho”, disse.

Ele completa que esse ano o trabalho foi realizado em conjunto com artistas e costureiras e garante que o item 18 está preparado.

Fotos: Paulo Sicsu

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-06-12 at 14.17.30

Light PR & Communication chega para ‘iluminar’ mercado de Manaus

Agência inaugura no dia 20 de junho em Manaus, com a presença de Mônica Salgado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *