terça-feira ,19 março 2024
Home / Noticias / Webinário sobre desigualdade encerra com troca de experiência entre defensores negros
WhatsApp Image 2021-05-29 at 08.20.08

Webinário sobre desigualdade encerra com troca de experiência entre defensores negros

Promovido pela Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), evento abraça campanha nacional de combate ao racismo

Em 2018, o já defensor público José Antonio Silva, um dos poucos homens negros em um bloco de carnaval na Zona Sul do Rio de Janeiro, é abordado por um casal interessado em comprar drogas. Surpresa com a negativa do defensor, a jovem insistiu, se dizendo maior de idade, até descobrir que estava diante de um folião como qualquer outro.

O incidente foi trazido a público pelo próprio defensor, nesta sexta-feira (28), na roda de conversa que encerrou o webinário promovido pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam) para discutir racismo estrutural, suas repercussões na vida cotidiana e também no campo do direito.

“Essa situação me fez refletir e obviamente concluir que vivemos numa sociedade racista e, obviamente sem generalizar, esse raciocínio que a moça e o rapaz tiveram é o mesmo raciocínio dos órgãos de persecução penal. Isso explica o encarceramento em massa da população negra”, destacou o defensor .

A defensora Elânia Cristina do Nascimento, que também é negra, contou experiências particulares tanto em sua trajetória pessoal quanto na prática de operadora do direito, como a dificuldade que alguns de seus assistidos têm de registrar crimes de racismo nas delegacias por conta da resistência das próprias autoridades policiais. “O sistema de justiça não está preparado para reconhecer o racismo”, diz ela, que contou casos de pessoas negras perseguidas pela política e pela justiça que tinham como “prova” ou “conduta suspeita” unicamente seu fenótipo e cor de pele.

Campanha nacional

Provocada pelo tema da campanha da Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), “Racismo se combate em todo lugar”, a Adepam tem promovido encontros, debates e discussões para abordar a temática da desigualdade racial a partir de uma perspectiva histórica e inovadora do direito.

A entidade também tem trabalhado na articulação de uma proposta de projeto de lei que busca reservar vagas para negros, indígenas e população quilombola em concursos públicos da Executivo Estadual, a exemplo da lei n⁰ 12.990/2014, que instituiu política semelhante nos concursos da Administração Pública Federal.

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-02-28 at 17.49.00

Fábrica inicia venda de ingressos para turnê ‘Sorriso Maroto – As Antigas’ nesta quinta-feira (29/2)

Novidade deste ano é que, nos pontos de venda físicos, os ingressos poderão ser parcelados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *