terça-feira ,19 março 2024
Home / Noticias / Prefeitura realizará plantio simbólico de sumaumeiras e comemora quase 40 mil novas árvores do ‘Arboriza Manaus’
IMG_20200920_113209_675

Prefeitura realizará plantio simbólico de sumaumeiras e comemora quase 40 mil novas árvores do ‘Arboriza Manaus’

capital amazonense recebeu nos últimos quatro anos quase 40 mil novas árvores em 114 espaços públicos, com ações realizadas pela Prefeitura de Manaus. Os dados são referentes ao programa “Arboriza Manaus”, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e com o apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Em comemoração aos números expressivos e para marcar o Dia Nacional da Árvore,  o órgão ambiental realizará uma ação simbólica de plantio às 9h desta segunda-feira, 21/9, na zona Centro-Sul.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, datas como o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Dia da Amazônia, em 5 de setembro, e o Dia da Árvore, contribuem para reforçar a necessidade de manutenção da floresta em pé e de uma cidade mais arborizada. “Temos feito nossa parte, enquanto poder público, reforçando o dever que cada um de nós temos de proteger a Amazônia manauara, mas precisamos urgente de uma revolução intelectual em escala global para o entendimento de que defender uma árvore de qualquer bioma do território brasileiro é defender a Amazônia e, sobretudo, proteger a soberania nacional”, afirmou.

Para comemorar a data, técnicos da Semmas farão o plantio simbólico de três sumaumeiras, árvore símbolo da Amazônia, que passarão a compor o paisagismo da Bola das Letras, no bairro Chapada, zona Centro-Sul. As árvores, cada uma com aproximadamente 3 metros de altura, ficarão dispostas nos três canteiros da rotatória. A data será marcada também pela distribuição de mudas e instalação de placas na área verde do conjunto Renato Souza Pinto, na Cidade Nova, zona Norte.

“A escolha do plantio de árvores é simbólica e obedecerá aos critérios de segurança sanitária para evitar aglomerações neste momento de pandemia. Escolhemos também uma área verde para realizarmos uma atividade simbólica para ressaltar o cuidado da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto com as áreas protegidas municipais. Importante dizer que o marco do lançamento do programa Arboriza Manaus foi em uma área verde, no conjunto Águas Claras, em 2016, hoje revitalizada”, declarou o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

Ainda segundo o secretário da Semmas, desde 2016, as ações de plantio e de manutenção passaram a ser feitas de forma regular com equipes de campo diariamente nas ruas. O resultado é a redução de perdas e também de do vandalismo, além de milhares de árvores novas moldando a paisagem na cidade.

Segundo dados da Semmas, em 2016, foram plantadas 14.580 mudas de árvores. Em 2017, foram 10.163. Em 2018, a quantidade foi de 6.162. E em 2019, um total de 5.041. De janeiro a junho deste ano, foram 3.078 novas árvores plantadas na cidade, totalizando 39.024 mil novos indivíduos arbóreos compondo a paisagem da cidade.  “São vários corredores viários, passeios públicos, praças, parques da juventude e margens de igarapés arborizados. A previsão é de retomarmos o plantio de mudas arbóreas em novembro, com o início do período chuvoso”, informou Antonio Nelson.

Paisagismo

 

Paralelamente ao trabalho de arborização, a Prefeitura de Manaus passou a implementar também ações de paisagismo com a associação de espécies ornamentais em jardins implantados em canteiros, rotatórias e logradouros públicos. O trabalho é coordenado pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, que integra diversos órgãos municipais, inclusive a Semmas.

“Todos nós ganhamos com uma cidade mais verde, por isso nos alegra tanto alcançarmos essa marca. Além das árvores, tão fundamentais e necessárias para todos nós, especialmente por nosso clima, o paisagismo também avança, nos trazendo conforto visual”, destacou a presidente da comissão, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Segundo dados da prefeitura, em 2016, foram plantadas 21.108 mudas ornamentais; em 2017, foram 40.629; em 2018, 73.217, e em 2019, 99.663. Este ano, 14.808 até junho, totalizando 249.426 mudas. Com a implantação dos novos projetos de paisagismo anunciados pelo município para 35 locais, a estimativa é duplicar o número de mudas ornamentais.

“Não vamos parar, muito pelo contrário, esses números só nos motivam a fortalecer ainda mais nossas ações por uma Manaus mais verde, mais bonita e mais agradável de viver. Mais uma vez eu peço para que cada um cuide também do verde da nossa cidade. Proteja, não destrua. Zele por ele. Essa é uma responsabilidade de todos nós”, destacou a primeira-dama.

— — —

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos – Divulgação / Semcom

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-02-28 at 17.49.00

Fábrica inicia venda de ingressos para turnê ‘Sorriso Maroto – As Antigas’ nesta quinta-feira (29/2)

Novidade deste ano é que, nos pontos de venda físicos, os ingressos poderão ser parcelados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *