sexta-feira ,30 outubro 2020
Home / Noticias / Restaurantes e cozinhas populares do Governo do Estado disponibilizam 22 mil refeições e 32 mil litros de sopa em 17 dias
FOTO Miguel  Almeida (3)

Restaurantes e cozinhas populares do Governo do Estado disponibilizam 22 mil refeições e 32 mil litros de sopa em 17 dias

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) disponibilizou, no período de 13 a 30 de abril deste ano, cerca de 22,2 mil refeições nos quatro restaurantes populares e mais 32,5 mil litros de sopa nas cozinhas populares. Por conta da pandemia do Covid-19, esses locais estão funcionando como pontos de recebimento de refeições pelos usuários, conforme orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do coronavírus.

 

Do total de refeições servidas pelo projeto de restaurantes populares, que saem ao preço simbólico de R$ 1,00, o restaurante do Centro foi responsável por 5.500 unidades; o da Compensa, por 3.700; o do Jorge Teixeira, por 6.500; e o do Novo Israel, por 6.450. Subsidiadas pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada, as refeições ofertadas pelos restaurantes populares fazem parte do Projeto de Garantia do Direito à Alimentação, cujo cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outras).

 

Quanto às sopas, servidas gratuitamente com o patrocínio do Governo do Amazonas, do total ofertado, a cozinha popular do bairro Alfredo Nascimento foi responsável pela concessão de 10.600 litros; a do Parque São Pedro, por 12.800 litros; e a do Rio Piorini, por 9.100 litros. Os sabores são variados: sopa de carne com verduras e legumes; carne, calabresa, verduras e legumes; carne, mocotó, verduras e legumes: de feijão, bucho, verduras e legumes.
As senhas para ter acesso às refeições, tanto nos restaurantes populares como nas cozinhas populares, começam a ser vendidas a partir das 8h, com prioridade para os aposentados e portadores de necessidades. As refeições são liberadas a partir das 11h.

 

Os restaurantes e cozinhas populares, coordenados pelo Seas, sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), via Gerência de Segurança Alimentar (GSAN), voltaram a funcionar no dia 13 de abril. Por conta da disseminação do novo coronavírus, estavam com o atendimento ao público suspenso desde o dia 23 de março.

 

“A parada momentânea teve como objetivo a adequação dos serviços, para evitar que tanto os usuários como os servidores da Seas fossem contaminados pelo vírus”, informou a gerente de Segurança Alimentar da Seas, Kaliny Alves, lembrando que evitar a aglomeração de pessoas nesses locais foi fundamental para impedir a propagação do vírus da Covid-19.

 

A gerente assinala que o novo formato para a oferta do serviço foi bem aceito pelos usuários, que compreenderam o momento delicado por que todos estão passando diante da pandemia de Covid-19.

 

Cuidados especiais – Como medidas de proteção aos servidores da Seas, que atendem nas unidades, são disponibilizados diariamente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), proporcionando assim uma maior proteção tanto a esses trabalhadores como aos usuários do serviço. As filas para recebimento das refeições obedecem à distância entre pessoas de um metro, conforme determinação dos órgãos de saúde para locais fechados.

 

De acordo com Kaliny Alves, os colaboradores que manipulam alimentos ou mantêm contato direto com o público utilizam todos os procedimentos de higiene previstos em resoluções vigentes.  “Mas agora eles têm um cuidado redobrado para evitar a disseminação da Covid-19, no que diz respeito a lavar bem às mãos com sabão, utilização do álcool gel, touca, capotes e máscaras”, sintetizou.
Confira os endereços do Restaurantes e Cozinhas Populares:

 

Restaurantes Populares

• Restaurante Popular Centro – Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

• Restaurante Popular Novo Israel – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)

• Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

• Restaurante Popular Jorge Teixeira – Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)

Cozinhas Populares

• Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante, esquina com rua 2

• Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro, esquina com a rua Amazonas

• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga rua Plácido, Invasão da Carbrás)

 

FOTOS: Miguel Almeida/Seas

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas): Tânia Brandão (99100-8440) e Margarida Nunes (99969-2901).

 

Você pode Gostar de:

Screenshot_20200920-095435

Ponta Negra é interditada e linhas de ônibus não terão frota reforçada aos fins de semana

Estão interditados os 4.800 metros quadrados da praia perene do complexo turístico Ponta Negra, na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *