quinta-feira ,25 abril 2024
Home / Entretenimento / Reitor da Universidade de Lisboa participa de segunda edição de ‘Diálogos Formativos’
Diálogos formativos

Reitor da Universidade de Lisboa participa de segunda edição de ‘Diálogos Formativos’

 O Doutor António Nóvoa, professor catedrático e reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, é o convidado da segunda edição da roda de conversa “Diálogos Formativos”, que vai ao ar, nesta quarta-feira, 15/4, a partir das 12h, nos canais 2.2, 2.3 e 2.4, da TV Encontro das Águas. O tema desta semana será “Alunos on-line e professores off-line: os desafios da escola e do professor no cenário de mudanças do século 21”.

A atividade é realizada pelas secretarias de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), e Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (DDPM).

A roda de conversa tem duração de 40 minutos. Quem não conseguir acompanhar os “Diálogos Formativos” ao vivo terá nova oportunidade, também na quarta-feira, a partir das 16h10, no canal 2.5 da TV Encontro das Águas. Esta edição contará, ainda, com a participação da professora Wilmara Monteiro, especialista em Informática e Educação e Educação a Distância; e da professora e diretora do Cepan, Ana Lucena, que ficará responsável por mediar o debate.

dialogos formativos 2

Com a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, integrando as programações do projeto “Aulas em Casa”, a roda de conversa é voltara para atender professores das redes estadual e municipal de Educação; que, além de acompanhar, podem interagir nas transmissões.

De acordo com Ana Lucena, especialistas discutirão sobre o reflexo da tecnologia na Educação. “Neste encontro, o objetivo é debater sobre essa mudança que, como pontua Nóvoa, já deveria ter acontecido na escola, mas que, agora, pelo contexto que se impõe, vai precisar de coragem para mudar e abertura para pensar novos processos de aprendizagem com o advento da revolução digital”, afirmou a diretora do Cepan.

A chefe da DDPM, Rita Esther de Luna, explicou que a perspectiva é de que, cada vez mais, professores, pedagogos, diretores e todos os envolvidos com a Educação participem das ações propostas pelas secretarias. “Nesta edição, teremos a oportunidade de receber o professor António Nóvoa para discutir conosco sobre possibilidades de mudança na Educação. Para nós, é uma experiência única de diálogo e de renovação de ideias”, destacou Rita.

Sobre os debatedores

Possuidor de um pensamento apurado e atento aos desafios do mundo da Educação na contemporaneidade, o professor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris 4-Sorbonne). Ele é, ainda, autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países.

Já a professora Wilmara Monteiro é especialista em Informática e Educação pela Universidade Estadual do Pará (Uepa); Educação a Distância pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, em parceria com o Exército Brasileiro; e Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Atualmente, ela é diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), na Secretaria de Estado da Educação e Desporto.

Meios de transmissão

Fora as transmissões nos canais abertos da TV Encontro das Águas, os estudantes e professores das duas redes podem ter acesso aos conteúdos das rodas de conversa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no canal do projeto “Aula em Casa”, no YouTube.

Fotos – Reprodução/SemedD Divulgação

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

Você pode Gostar de:

WhatsApp Image 2024-03-22 at 17.27.27

Edmundo Oran e Israel Paulain vão conduzir shows de Caprichoso e Garantido na Feijoada Amazon Best 2024

Apresentadores oficiais dos bois de Parintins estão confirmados no evento; venda de messas e ingressos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *